Foi realizada nesta sexta-feira (17), na sala de reuniões do gabinete uma reunião, como a presença do prefeito Lucio de Marchi, representantes da Sanepar, moradores dos bairros Jardim Porto Alegre e América e o Diretor do Departamento do Patrimônio e Serviços Gerais Norisvaldo Penteado. No encontro foi discutida a mudança do local para a captação da água do Rio Toledo, responsável por abastecer 45% da população do município que equivale a 60 mil pessoas.
O engenheiro civil e coordenador de redes da Sanepar, Eduardo Luiz Arrosi, explica que essa mudança é necessária para que daqui alguns anos não haja falta da água para uma parte da população. “Buscamos esse remanejamento na captação de água do Rio Toledo, mudando o ponto de captação para uma distância a 2600 metros em relação ao atual local, para ficar acima da sanga Manaus. Pois caso uma indústria busque se instalar naquela região isso traria um risco à qualidade da água”, informa.
Eduardo ressalta que ações como esta têm por objetivo melhorar o abastecimento e evitar a falta de água. “Nessa mudança a Sanepar vai entrar com a tubulação com um investimento de R$ 1 milhão e R$ 400 mil, a Prefeitura através da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural (Emdur) ficará responsável pela escavação e os proprietários devem entrar com a barragem de nível”, explica.
Segundo o diretor do Departamento do Patrimônio e Serviços Gerais Norisvaldo Penteado, essa alteração facilita o uso do espaço para a instalação de indústrias.
“Havia um decreto que a impossibilitava as empresas de se instalarem por conta da captação da água. Por isso estamos fazendo esse esforço triplo entre Prefeitura, Sanepar e moradores para que essa obra seja constituída acima da sanga Manaus, onde facilitará o empreendimento e posteriormente a geração de emprego e renda para o município”, comenta.
Norisvaldo ressalta que grandes avanços já foram conquistados. “O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) está também sendo parceiro nessa ação, onde a entidade irá colaborar com o município a respeito da retirada de algumas árvores”, informa. Norisvaldo reforça que uma nova reunião será agendada para que as ações continuem.