Aproximadamente 400 pais e mães deixaram seus afazeres para se comprometerem com a educação de seus filhos. O último encontro da Escola de Pais de 2017 teve como tema “A Família Contemporânea e a Fragilização do Protagonismo”. Ao longo do ano as Escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) realizaram diversas ações para envolver os pais no processo educacional, o que segundo a secretária de Educação Janice Salvador, é fundamental.
“Foram realizadas ações em todas as entidades de ensino voltadas a articulação e a interação dos responsáveis na participação do processo educacional. É importantíssimo que eles tomem atitudes que venham a melhorar o ensino. Os pais são parte essencial na construção da educação”, explicou.
A Secretaria de Educação é organizadora do programa. Em maio desse ano aconteceu à abertura oficial do evento no Teatro Municipal. Na oportunidade foi discutido a depressão e os problemas que tem afetado os jovens e adolescentes.
O Programa Escola de Pais existe desde 1998 e sempre teve o viés de auxilio e diálogo entre a escola e a família. Janice destaca que a retomada do programa é pertinente, visto que o período complexo e as circunstâncias em que estão expostas as crianças de hoje. “A educação é dever de todas as organizações sociais e, atualmente, com os desafios que estamos passando, é essencial falarmos sobre o protagonismo das famílias no sistema de ensino”, salientou.