O ano mal começou e as atletas da equipe de rendimento da Sadia estão voltando às atividades, depois de um curto período de férias. Nesta segunda-feira, 15, quatro das cerca de 50 ginastas que fazem parte da equipe de rendimento da Sadia retornaram às atividades. Elas fazem parte da equipe individual adulto e voltaram mais cedo para se preparar para as seletivas e primeiras disputas estaduais e nacionais, que ocorrem ainda no primeiro semestre do ano. As demais têm um pouco mais de folga. Voltam aos treinamentos no dia 1º de fevereiro.
“Se você quer estar onde nunca ninguém esteve, quer fazer o que ninguém fez, quer ter melhores resultados, tem que ter esforço, tem que ter renúncia, tem que ter dedicação e fazer escolhas”, enfatizou a técnica Adelina Magedanz Dalazem, que junto com a técnica Gracieli Morais, responsável pelo treinamento da equipe individual adulto, recebeu as meninas no começo da semana. Segundo ela, o período de férias é justamente para descansar o corpo, renovar as energias e reforçar os objetivos e metas para o ano seguinte. O período de descanso, no entanto, exige esforço redobrado, no retorno às atividades para retomar o ritmo de treinos e resultados. “Ser atleta de rendimento é um estilo de vida, ou você escolhe ser atleta e faz renúncias e escolhas, ou não”, completa Gracieli Morais.
O retorno às atividades é feito em um ritmo mais lento visando a recuperação dos músculos e resistência física. Neste período também são definidos com as atletas os últimos detalhes com relação as coreografias e adequações das séries às alterações feitas no código de pontuação da Ginástica Rítmica. Retornaram aos treinos nesta segunda-feira as atletas Karine Walter, Rafaela Silva, Gabriela Griss e Geane Silva. As atletas vão fazer parte da equipe individual adulta, que participa de seletivas para competições como a Gymnasiade, Jogos Escolares, além das disputas nacionais e estaduais e seletivas para campeonatos mundiais.
“Ainda não sabemos como será definida a seleção brasileira individual. Pode ser que haja uma nova seletiva e para isso precisamos que nossas atletas estejam preparadas”, comentou Gracieli Morais, No ano passado, ela acompanhou a ginasta Karine Walter, no seu primeiro ano na categoria adulto, convocada para a seleção brasileira. A atleta representou o país em diversas competições internacionais, tendo inclusive a oportunidade de abrir o Campeonato Mundial da Itália, em sua estreia nesta competição.
A ginasta Karine Walter voltou aos treinos na segunda–feira confiante. Ela pretende continuar treinando muito, manter a vaga que conquistou no ano passado na seleção brasileira individual e representar bem o Brasil e o clube em competições internacionais, nacionais e estaduais. “Estou mais madura, vou treinar bastante, quero garantir a minha vaga na seleção brasileira e trazer bons resultados para o Brasil e a equipe”, reforçou ela. As demais ginastas também manifestaram a disposição de continuar treinando bastante para garantir bons resultados ao longo do ano.