Representantes do Conselho da Comunidade estiveram no gabinete visitando o prefeito Lucio de Marchi na quarta-feira (31). Eles aproveitaram para fazer o convite sobre o lançamento da pedra fundamental da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac), voltada à ressocialização de presos. O evento está marcado para o dia 9 de março, às 11h e contará com a presença da vice-governadora Cida Borguetti.
A Apac é uma iniciativa do Conselho da Comunidade e será construída nos fundos do Centro Industrial Moveleiro José Luiz Salles, no prolongamento da Rua Mario Marchiori. Os espaços irão abrigar a sede administrativa do Conselho da Comunidade na execução de pena em meio fechado e semiaberto, sede do Programa Patronato de execução de pena em meio aberto e a sede Apac. Os investimentos custeados pela comunidade estão estimados em R$ 1,5 milhão. Já a manutenção contará com recursos do Estado e de doações.
Umas das principais apoiadoras do projeto, a juíza Luciana Lopes do Amaral Beal explica que o imóvel foi adquirido com recursos próprios do Conselho da Comunidade, entretanto, o município fará a doação de uma área complementar que fica ao lado. “Estamos com os projetos finalizados e aprovados. Seguimos agora para os complementares e a execução da obra que será feita em etapas. Todo o trabalho é feito em parceria com a comunidade”.
Ela reforça que a Apac não é um presídio, mas uma unidade para ressocialização dos detentos. Somente podem cumprir pena no local aqueles que passarem por uma rigorosa seleção e manifestarem interesse em mudar a sua condição de vida. O local tem capacidade máxima de 40 pessoas e a circulação em torno vai incluir profissionais que trabalham na unidade e voluntários.