Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

EDUCAÇÃO

Comissão de Educação aprova criação de duas universidades federais em Goiás

Já aprovadas pela Câmara dos Deputados, as propostas seguem com pedido de urgência para votação no Plenário do Senado, último passo antes de serem encaminhadas à sanção presidencial.

20/02/2018 - 15:59


A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou a criação de duas universidades no estado de Goiás: a Universidade Federal de Catalão e a Universidade Federal de Jataí. As instituições de ensino serão criadas a partir do desmembramento da Universidade Federal de Goiás, conforme determinam os Projetos de Lei da Câmara (PLC 5/2018 e PLC 7/2018) apresentados pela Presidência da República.

Já aprovadas pela Câmara dos Deputados, as propostas seguem com pedido de urgência para votação no Plenário do Senado, último passo antes de serem encaminhadas à sanção presidencial.

Universidade Federal de Catalão

O PLC 5/2018 prevê que a Universidade Federal de Catalão terá sede e foro no município de mesmo nome, em Goiás. Cursos, alunos e cargos da Regional Catalão da UFG serão automaticamente transferidos para a UFCAT, bem como o patrimônio, observadas as formalidades legais.

Além do aproveitamento da estrutura existente da UFG, para compor o quadro de pessoal da instituição desmembrada o projeto prevê a criação de 81 cargos efetivos do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, de nível médio e superior, e 40 Cargos de Direção, 225 Funções Gratificadas e cinco Funções Comissionadas de Coordenação de Curso (FCC).

Universidade Federal de Jataí

O PLC 7/2018, por sua vez, cria a Universidade Federal de Jataí, com sede e foro no município de mesmo nome, no estado de Goiás.

Conforme a proposta, a transferência de cursos, alunos e cargos será automática. O campus da UFJ será constituído das atuais unidades acadêmicas de Riachuelo e Jatobá – cidade Universitária José Cruciano de Araújo. Além do aproveitamento da estrutura existente da UFG, para compor o quadro de pessoal da UFJ o texto prevê a criação de 67 cargos efetivos do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, 40 cargos de Direção, 222 Funções Gratificadas (FG) e duas Funções Comissionadas de Coordenação de Curso.

Adicionalmente, a proposição determina a criação de um cargo de reitor e um de vice-reitor, a serem nomeados pelo ministro da Educação até que a UFJ seja organizada na forma de seu estatuto.

O Poder Executivo destaca os benefícios que a nova instituição trará para seu entorno, por meio da ampliação da oferta de ensino superior, bem como da geração de conhecimentos científicos e tecnológicos necessários ao desenvolvimento, à prosperidade e ao bem-estar da população.

LutaA senadora Lúcia Vania (PSB-GO), relatora dos projetos, destacou a luta da bancada federal de Goiás, de professores e de prefeitos para a criação de ambas as universidades.

"É um pleito antigo do estado de Goiás. São vinte anos de luta. Vinte anos de espera. É um dia de vitória para o estado", destacou.

Como homenagem aos esforços da bancada federal, Lúcia Vânia repassou a leitura do relatório sobre o PLC 7/2018  para o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO). Ele destacou a longa luta dos goianos pela criação das novas universidades.

“É gratificante para nós, goianos, aprovar matérias tão relevantes como essas, que darão oportunidade para milhares de pessoas - assinalou.”.

Agência Senado

C%c3%b3pia de web banner 1144x250px