Já dizia o escritor Jorge Luis Borges, o livro é uma extensão da memória e da imaginação. Visando esses benefícios entre outros que a leitura proporciona, foi realizada nesta sexta-feira (02) na Escola Municipal Engenheiro Waldyr Luiz Becker a entrega de exemplares de livros novos e usados doados através do projeto Leitura Solidária, que contou com a parceria do Shopping Panambi.
Um das organizadoras do projeto, Kuniko Maeda explica que iniciativa obteve como foco auxiliar o desenvolvimento da leitura nas crianças desde as séries iniciais. “Eu e a Sandra coordenadora da Meia Maratona, da Associação Correr Toledo, procuramos o apoio da direção do Shopping Panambi para realizarmos essa ação, para que as próprias crianças doassem livros não mais utilizados por elas”.
Kuniko salienta que embora o prazo para as doações foi curto, houve um número expressivo de doações. “Vários livros com dedicatórias que as próprias crianças escreveram para incentivar a leitura das outras e isso demonstra como o nosso foco foi atingido, promovendo essa interligação”.
A organizadora reforça que o próximo passo é atender outras escolas e assim difundir essa ação no município. “Quando você inicia um projeto, é possível perceber o quanto ações como essa ajuda na construção e na formação dessas crianças, que serão nossa sociedade do amanhã. Tanto que motiva elas, porque toda a criança que pratica o hábito da leitura, tem um futuro melhor”.
A diretora da escola, Marisa Salete Todescatt, agradeceu a todos os envolvidos e comenta que projetos assim são sempre bem vindos na comunidade escolar. “A questão do livro é muito importante, sendo essencial para a criança. Diante disso, estamos tentando há um tempo melhorar o nosso acervo na biblioteca. Dessa forma, parceiras assim é fundamental”.
De acordo com a diretora o acervo da Escola é pequeno. “Temos aproximadamente três mil livros, para atender 600 crianças. Sendo que faz parte, a deterioração dos materiais, com o uso contínuo, visando isso é preciso renovação esse acervo”.
Para a estudante de oito anos, Rafaela Feralde a leitura é divertida. “Eu gosto muito de ler, é muito legal, porque você conhece um monte de histórias. Eu leio em casa, e às vezes os meus pais também leem para mim.”
Rafael ainda não decidiu a profissão que deseja seguir no futuro. “Quero ser advogada, médica veterinária, ou professora, vou precisar escolher entre as opções, mas sei que preciso ler bastante para aprender muita coisa até lá”, finaliza.