Em viagem oficial à Curitiba, o secretário municipal de Meio Ambiente, Neudi Mosconi, esteve reunido com o Secretário Estadual de Meio Ambiente, Antonio Carlos Bonetti. Durante o encontro, foi realizada a explanação do projeto do novo Aterro Sanitário de Toledo já com as plantas e com o projeto definido pela empresa vencedora da licitação.
Outro projeto apresentado foi do Ecoponto. Estavam presentes a equipe técnica da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema). “Protocolamos os pedidos para a construção de dois Ecopontos e solicitamos recursos para auxiliar a implantação da primeira fase do Aterro. Ela está orçada em R$ 4,6 milhões. O total previsto ao longo de 27 anos gira em mais de R$ 47 milhões”, explicou Mosconi.
Ele informou que o Estado tem demonstrado interesse em participar dos dois projetos, do Ecoponto e do Aterro Sanitário, na modalidade de consórcio. “No próximo dia 29 eles se farão presentes em Toledo junto com uma reunião da Itaipu, onde apresentarão a proposta de participação do Estado nesses dois projetos”.
A comitiva também visitou o Instituto das Águas e, em seguida, reuniu-se com o Chefe da Casa Civil, Valdir Luiz Rossoni. Foi garantido para Toledo dois kits para a Coleta Seletiva de Toledo. Isso compreende caminhão e equipamentos para fazer a coleta seletiva. O processo já está tramitando.
Outro local visitado foi o Instituto de Logística Reversa do Paraná (Ilog). Segundo o secretário, o instituto também tem interesse em participar da implementação de uma estrutura no município de Toledo. “Eles estarão conosco no dia 29 de março, junto com todos os atores da política de Meio Ambiente do Estado para discutir a implantação de uma unidade no município”, adiantou Mosconi.