Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

TOLEDO

Nascente Fonte de vida é batizada no Parque Luiz Cláudio Hoffmann

A ação aconteceu também nos 29 municípios que formam a bacia do Paraná três, cujo nome escolhido para simbolizar é ‘Nascente Fonte de Vida’.
 

23/03/2018 - 15:46


Uma série de atividades foi realizada em alusão ao Dia Mundial da Água, e  para demarcar a data comemorada nesta quinta-feira (22) foi realizado o batizado de uma nascente, localizada no Parque Luiz Cláudio Hoffmann. A ação aconteceu também nos 29 municípios que formam a bacia do Paraná três, cujo nome escolhido para simbolizar é ‘Nascente Fonte de Vida’. 
Além disso, foi efetuado o plantio de árvores, para ajudar na preservação da água que passou por análise, em que os resultados demonstraram que não há presença de  bactérias. “A água desta nascente é potável, mas é importante reforçar para a população não consumir, pois é um local de preservação, além de que, a água distribuída para a comunidade precisa ser controlada rotineiramente”, comenta a gerente do laboratório do Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar ),  Camila Peiter. 
Segundo a bióloga da secretaria do Meio Ambiente Lilian Queli Ferreira Cardoso, a escolha desta nascente é em função da localização.  “O Parque do Povo é um lugar que concentra um grande número de visitantes e de fácil acesso. Por isso, decidimos concentrar essa ação, para que a comunidade durante o seu passeio perceba a presença da nascente e faça a sua parte de preservação, sensibilizando assim para os cuidados em relação a biodiversidade”. 
O representante do coletivo educador Elton Jurack comenta que a ação mesmo sendo na visão de muitas pessoas simples, tem uma enorme importância para a natureza. “Toledo vem desenvolvendo projetos e ações espectaculares para a preservação da água, e que ao meu ver precisa ser constante e não pode parar, pois o reflexos serão sentidos aos passar dos anos”. 
O secretário do Meio Ambiente, Neudi Mosconi reforça que as intervenções da Secretaria para a preservação dos seus córregos, nascentes e sangas são de extrema valia e responsabilidade. Por isso, segundo o secretário essas ações de conscientização devem acontecer para reforçar o papel da sociedade nesse cuidado com a natureza.
“Toledo já é referência quando o assunto é preservação, mas precisamos aumentar ainda mais esses resultados. Visando isso, estamos buscando para o próximo ano a instalação de usinas de Biogás. A nossa previsão é otimista para fazer do município referência na perspectiva de preservação ambiental”, informa Mosconi. 
O presidente do Conselho da Água, Robert Hickson explica que todas as nascentes, mesmo pequenas são valiosas. “Nesses locais é onde nasce a água que preenche os rios, por exemplo, essa nascente batizada no Parque do Povo deve compor o Rio Marreco. Em razão disso, é obrigação da população preservar a água, tendo em vista que o ser humano não vive sem água. Visto que somos composto por mais de 75% de água”. 
Florir Toledo 
O projeto Florir Toledo também esteve presente nesta ação, onde foi apresentado pelos adolescentes uma roda de capoeira ecológica. “O nosso foco é fortalecer esse vínculo nós jovens sobre a conscientização e a preservação da água que é tão importante, sendo papel de cada uma fazer a sua parte”, comenta o coordenador do espaço Oséias Soares dos Santos. 
Aquário Municipal Romolo Martinelli
Em alusão também a essa comemoração  ao Dia Mundial da Água (22), foi realizada uma exposição sobre a convivência em local cheio de lixo. Em que vários objetos foram colocados em lugares estratégicos do Aquário, para demonstrar essa  sensação para a população. Além da presença de alguns materiais que foram posicionados nos viveiros dos peixes com o devido cuidado para não prejudicar o habitat deles, mas sim para causar um impacto nos visitantes.  
Outras ações 
Durante todo o mês de março a Secretaria de Meio Ambiente elaborou ações no município em alusão a comemoração do Dia Mundial da Água. Entre as demais atividades estão plantio de árvores, distribuição de materiais educativos, atividades com os alunos de algumas escolas municipais, recebimento de óleo de cozinha, limpeza do Parque Linear Sanga Panambi, entre outras. 
Por fim a bióloga da secretaria do Meio Ambiente reforça. “O nosso foco com essas ações é discutir e disseminar essa ideia de preservação que muitas vezes é esquecido. Por isso, estamos buscando atingir tanto os alunos da rede municipal de ensino e a própria população”.

2web banner 550x250px
550x250px