Na última segunda feira (12), o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) adquiriu um novo aparelho de ultrassom portátil para uso na UTI NEO. O equipamento facilita o cuidado com os pacientes e humaniza o atendimento, pois é menos invasivo. Os pacientes da UTI demandam a utilização de um dispositivo de Cateter Central de Inserção Periférica (PICC) durante o processo de internação, e até então, utilizavam-se, em média, 20 cateteres por mês. Os novos aparelhos de ultrassonografia têm como objetivo minimizar os riscos para o paciente e profissional, reduzir o número de tentativas de inserção (punções) e auxiliar na escolha do acesso venoso e calibre do cateter.
Segundo a enfermeira coordenadora da UTI, Ana Tamara Kolecha, com os avanços das tecnologias em UTI, o novo dispositivo portátil humaniza a assistência e diminui a exposição dos neonatos aos exames de raio-x para localização do cateter de PICC e da área cardíaca. “O aparelho será utilizado para visualização da ponta do cateter de PICC, área cardíaca, ultrassom abdominal, além de visualizar o calibre do vaso e vascularização, tecidos moles, dentre outras imagens”. Segundo ela, o equipamento que vinha sendo pleiteado há muito tempo agiliza o atendimento que, por se tratar de terapia intensiva, não pode ter erros. “Com o recurso de ultrassom portátil na unidade, além de diminuir o uso do raio-x, iremos garantir mais eficiência e agilidade na assistência”, conclui Ana.
Segundo o diretor administrativo, Edson Souza, estas demandas têm prioridade quando chegam à direção. “A direção de enfermagem nos apresentou a necessidade do aparelho, pois o antigo raio-x, além de ser grande e atrapalhar a circulação dentro da sala, era de difícil manuseio e obsoleto. O equipamento, adquirido com recursos próprios do HUOP, era muito necessário e agora está à disposição da UTI Neonatal para uso”. Edson também esclarece que a direção do hospital investe na humanização do atendimento ao paciente: “Contamos com uma comissão de humanização, que discute e orienta as ações neste sentido. Os equipamentos que estamos adquirindo e colocando em funcionamento têm essa finalidade: modernizar e melhorar o atendimento ao paciente”.
O Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) é referência em vários atendimentos, um deles é a UTI Neonatal, que atende recém nascidos que precisam de acompanhamento intensivo, além de RN prematuros.
SAÚDE
Novos aparelhos ampliarão atendimento humanizado para recém nascidos no HUOP
Os pacientes da UTI demandam a utilização de um dispositivo de Cateter Central de Inserção Periférica (PICC) durante o processo de internação, e até então, utilizavam-se, em média, 20 cateteres por mês.
Últimas notícias
- 1Conexão Empresarial 2025 encerra programação com palestra de Kaká Diniz
- 235 anos do SUS: sistema é maior conquista social do país, diz ministro
- 3Tênis de mesa de Toledo conquista 11 medalhas no Paranaense, em Curitiba
- 4Festival Farroupilha tem noite de decisões nesta sexta-feira (19)
- 5Com aumento de 8,7% na pecuária, Paraná tem 9 cidades entre as maiores produtoras do Brasil