Uma proposta que prevê a expansão da oferta de energia elétrica por fontes primárias renováveis e a exclusão, em leilões de energia nova, de usinas termelétricas que utilizem derivados de petróleo será discutida em audiência pública na Comissão de Meio Ambiente (CMA) na próxima terça-feira (27), a partir das 10h30. A reunião ocorrerá na sala 9 da ala senador Alexandre Costa.
O relator da proposta (PLS 154/2016) na CMA, senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), é autor do requerimento de audiência pública. Ele já havia oferecido relatório contrário ao texto, que dá prioridade à geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis e elimina, progressivamente, a geração a partir de derivados de petróleo nas termelétricas. Ela proíbe, a partir de 2025, a contratação de geração térmica de energia nos leilões de energia nova. Flexa argumenta que instituir proibições, sobretudo em leis, retira das autoridades a flexibilidade necessária para formular e implementar políticas eficazes.
"Normalmente, é mais recomendável estimular aquilo que se deseja em lugar de introduzir proibições", disse Flexa Ribeiro.
No entanto, o senador decidiu ouvir opiniões e sugestões antes de apresentar seu relatório.
Para o debate sobre o PLS 154/2016 foram convidados Lívio Teixeira de Andrade Filho, coordenador-geral de Fontes Alternativas do Ministério de Minas e Energia; Hélvio Neves Guerra, superintendente de Concessões e Autorização de Geração da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel); e um representante do Ministério do Meio Ambiente.
SUSTENTABILIDADE
Proposta que expande oferta de energia por fontes renováveis será debatida em audiência
Relator da proposta na CMA, Flexa Ribeiro é autor do requerimento de audiência pública. O senador fez relatório contrário ao projeto, mas decidiu ouvir opiniões antes de apresentar o texto.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Let’s Dance: Evento marcou 10 anos de valorização da dança e fomento da economia cultural em Toledo
- 5Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
Últimas notícias
- 1Maio Laranja: PCPR orienta como identificar e prevenir violência contra crianças
- 2Anvisa inicia monitoramento de resíduos de agrotóxicos em alimentos
- 3Plataforma de gestão desenvolvida pelo TI para unidades de saúde é lançada
- 4Médium Divaldo Franco morre aos 98 anos, em Salvador
- 5Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade