Em reunião na manhã desta segunda-feira (26), o Conselho Municipal do Meio Ambiente de Toledo (CMMA) apreciou o pedido da Secretaria responsável por essa pasta sobre a utilização de recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente como contrapartida de um convênio firmado com a Itaipu Binacional.
A solicitação foi analisada e aprovada pela Câmara Técnica da área de resíduos sólidos do Conselho. O convênio com a Itaipu para a Coleta Seletiva prevê o repasse de aproximadamente R$ 5 milhões e uma contrapartida estimada em aproximadamente R$ 1,7 milhão.
O Convênio
Os recursos previstos no Convênio com a Itaipu serão destinados para a aquisição de quatro caminhões, um barracão novo para a Central de Triagem do material reciclado (inclui empilhadeira, kits de separação, enfardadeira, prensa, esteira de classificação motorizada, entre outros equipamentos) e prevê também melhorias para o barracão existente.
“Foi aprovado a utilização dos recursos do Fundo do Meio Ambiente para contrapartida do Convênio. A partir disso, começamos a encaminhar os processos licitatórios para a aquisição dos equipamentos e das reformas previstas”, explicou o Secretário de Meio Ambiente, Neudi Mosconi. Ele disse que a previsão é centralizar tudo no espaço existente hoje. Os investimentos fazem parte do Plano Municipal de Resíduos Sólidos aprovado em 2016.