Toledo é modelo na área ambiental e boas práticas têm atraído diversos municípios de todos os Estados. Na quarta-feira (27), o secretário de Meio Ambiente Neudi Mosconi, a bióloga Lilian Queli Cardoso Borges, as gestoras ambientais Vaniria Bianchi e Tânia Iakovacz Lagemann, engenheiro Flavio Scherer receberam para visita técnica representantes do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Sul do Mato Grosso do Sul (CONISUL/MS).
A visita teve como objetivo conhecer detalhes das ações dos gestores de educação ambiental, coletivo educador municipal e a Lei 2223/2016, que trata da educação ambiental no município. Mosconi recebeu os visitantes na sala de reunião, onde tiveram um momento de conversa e de troca de experiências entre as cidades.
“A visita ao município foi sugestão da Divisão de Educação Ambiental da Itaipu Binacional pelas ações e projetos desenvolvidos ao longo dos anos. Eles buscam informações para implantar o coletivo educador municipal e o programa de gestores de educação ambiental em 14 municípios da região Sul do Estado do Mato Grosso do Sul”, explica a gestora Vaniria. Ela detalha que tanto o coletivo educador quanto os gestores de educação ambiental desenvolvem ações continuas na área nos setores formal e não formal.
A secretária executiva do Conesul Edina Brindarolli, e o secretário do Meio Ambiente do município de Eldorado Edivaldo José de Souza levantaram todas as informações necessárias e se impressionaram com as ações desenvolvidas no município.
Para a gestora Tânia, a importância dessa visita é o intercâmbio entre os gestores de outras localidades em nosso município como troca de experiência agregando valores ao trabalho realizado. “Toledo é o segundo município do Paraná a ter uma lei específica de educação ambiental, somos reconhecidos por essas ações que servem de exemplo para o mundo”, finaliza.
AMBIENTE
Conisul visita Toledo e conhece programas da área ambiental
A visita teve como objetivo conhecer detalhes das ações dos gestores de educação ambiental, coletivo educador municipal e a Lei 2223/2016, que trata da educação ambiental no município.
Mais lidas
- 1Unioeste leva serviços do AgriTech Symbiosis Lab ao Show Rural
- 2Carreta da Inovação chega ao Parque Ecológico Diva Paim Barth
- 3Paraná investe R$ 3,8 milhões para levar produção de queijos premiados a quatro novas regiões do Estado
- 4Assembleias 2026 da Sicredi Progresso PR/SP iniciam neste mês de fevereiro
- 5Certi Pioneiro reabre em 2026 com melhorias e expansão de serviços
Últimas notícias
- 1Situação Financeira do Município é apresentada em Audiência Pública
- 2Confira o que abre e fecha no feriado de Carnaval para as repartições da Prefeitura de Toledo
- 3Ato contra o feminicídio em Toledo relembra morte de Andressa Dani de Souza, nesta sexta
- 4Toledo conquista Selo Ouro do Ministério da Educação
- 5Nelsi Kistemacher Welter coloca nome como pré-candidata a deputada estadual




