Com a retomada das obras de duplicação da rodovia BR 163 – que liga Toledo a Marechal Cândido Rondon - alguns trevos de acesso ao município estão sendo interrompidos. O primeiro deles foi da Avenida Cirne Lima. Segundo informações de técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), de acordo com o cronograma de obras, nos próximos dias deverá ser interrompido o trânsito no acesso via a Rua Barão do Rio Branco. A previsão de liberação do trânsito no local é de até seis meses.
Para quem chega em Toledo vindo da Região de Marechal Cândido Rondon o acesso mais prático ficará sendo pela entrada Leste, no viaduto da Avenida Parigot de Souza. Para facilitar aos condutores que pretendem acessar a região Oeste de Toledo, onde estão concentradas as universidades PUC, UTFPR, FAG, a UPA, Museu Histórico e outros serviços, a Secretaria de Infraestrutura Rural divulgou nesta quinta-feira (29) algumas rotas alternativas.
“Para aqueles que querem chegar ao Centro da cidade ou regiões Norte, Sul e Leste, a melhor opção continuará sendo pelo viaduto da Parigot de Souza. Aos demais, sugerimos essas três opções, em ordem de facilidade de acesso, já que temos estradas rurais asfaltadas e em perfeito estado de conservação”, anunciou o secretário da pasta, Vilson André da Silva (Chumbinho).
Rota Alternativa 1
Para acessar Toledo vindo da Região de Marechal Cândido Rondon pela BR 163, a Rota Alternativa 1 sugere entrar na comunidade Real de Linha Santo Antônio, seguindo em direção a Concórdia do Oeste e na Avenida Santo Campagnolo entrar à esquerda em direção a Toledo.
Rota Alternativa 2
Na Rota Alternativa 2, a sugestão é que seja acessado via comunidade de Três Bocas em direção a Xaxim, onde também terá acesso à esquerda na Estrada Municipal OT-006 no sentido à Toledo.
Rota Alternativa 3
Já a Rota Alternativa 3, o acesso é pelo Trevo de Vila Ipiranga, sentido Dez de Maio até atingir a OT-006. “Vale lembrar que, por esta rota, após acessar o Trevo de Vila Ipiranga, a aproximadamente um quilômetro e meio, haverá uma bifurcação em Y e o condutor deverá optar pelo caminho da direita e seguir o fluxo do asfalto até a chegada na OT-006 onde entrará à esquerda em direção à Toledo”, salienta Chumbinho.
Ele ressaltou que em todas as alternativas o limite de velocidade é de 60 Km/hora por se tratar de estradas rurais. “Inclusive durante a noite a via é utilizada por ciclistas, o que requer o cuidado e atenção dos condutores”.