Essa semana a Escola Municipal Walmir Grande foi agraciada com uma intervenção dos adolescentes que participam do Projeto Florir Toledo e por integrantes da Central Única de Favelas (Cufa) de Toledo. Os jovens do Florir Toledo plantaram cinco ipês amarelos, realizaram o serviço de jardinagem com plantas ornamentais da época e perenes.
O Coordenador da Cufa Toledo, Isaac de Souza, chama as ações de projeto Acordar. “O nome vem de dar cor, colorir os espaços e dar cor às expressões da vida. A ideia é o exercício de cidadania. É o cuidado coletivo, não só de uma pessoa, mas de várias fazendo algo em prol do cidade”, explica. Pra ele, responsabilidade não é chatice. “O bacana do projeto é quando você envolve as crianças, pois as responsabilidades não precisam ser sérias e chatas. É uma forma diferente de investir no aprendizado”, afirma.
As crianças acompanharam e auxiliaram na construção de um painel pintado pelo grafiteiro. “Elas falaram do planeta, da estrela, dos personagens. Não teve um acordo prévio, conversamos na hora e saiu tudo de improviso”, contou. No período da tarde, com a participação dos adolescentes, fizeram a logo da escola em forma de grafite em uma das paredes. “O objetivo é levar a identidade da escola de forma que eles gravem e se identifiquem”, acrescentou Isaac.
Florir
O Coordenador do Florir Toledo, Oséias dos Santos, disse que a atividade realizada partiu de um desafio feito pela escola. Como o espaço é amplo, era preciso fazer uma intervenção que proporcionasse um efeito visual significativo e agradável. Após um período de planejamento e ajuste de agendas o desafio foi aceito e a missão foi cumprida com sucesso. “Criamos um espaço aromático com cheiros e aromas para as crianças trabalharem a Educação Ambiental. Na época da florada a escola vai se tornar referência no bairro pela beleza dos ipês”, relatou Oséias.
Ele ressaltou a importância da atividade para o empoderamento dos jovens e para trabalhar as questões de pertencimento. “O adolescente é sempre tido como rebelde, mas para nós e para as crianças da escola com essas ações podemos ver a importância deles para eles e para a sociedade. É uma forma de mostrar que eles podem deixar boas marcas. A maioria já supera diariamente as dificuldades da vida. E com essa atividade deixam evidente o quanto são vencedores”, afirmou o Coordenador do Florir Toledo.
Aprovação
A intervenção realizada pela Cufa Toledo e pelo Florir deixou excelentes impressões em toda a comunidade escolar. A estudante do 3º Ano A, Ketlyn Vitória, de 7 anos, acompanhou todas as atividades. “Eu amei tudo, ficou muito legal, principalmente o desenho com o nome da escola”. Ela disse ainda que o espaço ficou muito melhor agora com a jardinagem.
A diretora da Escola Walmir Grande, Michele Stillner Eufrânio, concorda com a opinião da estudante. “A escola está linda agora. Nós precisávamos de um movimento para deixar a escola colorida, cheia de vida. Os alunos do ensino integral vão assumir a jardinagem e a horta de chás medicinais já que o Florir e a Cufa deram o pontapé inicial. A alegria dos alunos é muito grande. Essa é uma forma de divulgar a arte e das crianças terem acesso a outras vivências e possibilidades de arte fora de sala. Sem contar que a parceria deles se envolverem e brincarem com os maiores também é muito boa”, avaliou a diretora