Casa de not%c3%adcias 1144x150

CULTURA

Editora da UNILA lança obra com olhar lírico e crítico da poesia de Ferreira Gullar e Thiago de Mello

“Poesia e diálogos numa ilha chamada Brasil” apresenta uma leitura ampla e detalhada sobre a literatura dos dois poetas

24/05/2018 - 11:23


Um olhar crítico e ao mesmo tempo repleto de lirismo permeia a nova publicação da Editora Universitária da UNILA (EDUNILA). De autoria de Marcelo Ferraz, o livro “Poesia e diálogos numa ilha chamada Brasil – a América Latina na obra poética de Thiago de Mello e Ferreira Gullar” será lançado na próxima segunda-feira (28), a partir das 18h30, na abertura da 1ª Escola Latino-Americana de Literatura, Artes e Ensino (ELALAE). A apresentação da obra será na sala C203, da UNILA - Jardim Universitário, e estará a cargo do coordenador da EDUNILA, Andrea Ciacchi, e de um dos organizadores da Escola, Antonio Rediver Guizzo, ambos docentes da Universidade.

“Poesia e diálogos numa ilha chamada Brasil” apresenta uma leitura ampla e detalhada sobre a literatura dos dois poetas, tendo como pano de fundo parte da história recente da América Latina. Além de Gullar e Mello, o texto destaca canções americanistas de Capinam, Gilberto Gil e Belchior e traz referências que vão de Che Guevara, passam por Pablo Neruda e chegam até a Salvador Allende: “Temos, assim, uma leitura altamente original da já decantada obra de Ferreira Gullar e, não menos importante, um esforço de desbravamento analítico da de Thiago de Mello, poeta ainda tão carente de estudos de fôlego”, escreve Marcelo Ferraz na apresentação. Professor da Universidade Federal de Goiás, o autor apresenta esta viagem literária e ao mesmo tempo musical em cerca de 350 páginas.

Tanto Ferreira Gullar quanto Thiago de Mello tiveram de se exilar no Chile durante a ditadura militar brasileira. Porém, acabaram vendo o país que os havia abrigado passar por momentos semelhantes, após o golpe de Estado que derrubou Salvador Allende e deixou o Chile também sob um regime ditatorial militar.

Todo este contexto, além do convívio com figuras como o artista plástico Nemesio Antúnez, o músico Victor Jara e o poeta Pablo Neruda, marcou profundamente Gullar e Mello, a ponto de mudar para sempre a poesia e a vida de ambos. E é justamente sobre uma análise minuciosa desse fazer literário que Ferraz se debruça, mostrando uma poesia brasileira engajada e voltada para a América Latina.

Apesar de retratar as décadas de 1960 e 1970, sobretudo esta última, o livro não poderia ser mais atual. Primeiramente, por resgatar dois dos grandes poetas brasileiros, dos quais apenas um, Gullar, teve a sua obra estudada em profusão. Outro fator que concorre para essa atualidade é o fato de Gullar ser homenageado em livro cerca de 18 meses após sua morte, ocorrida em dezembro de 2016. Por fim, a atualidade reside no próprio contexto no qual o Brasil vive, em que um revisionismo histórico tenta mudar a visão que se tem da ditadura e, mais que isso, serve de argumento para pedir uma intervenção militar.

EDUNILA

Segunda publicação impressa da EDUNILA – a primeira foi “Raul Pompeia” –, “Poesia e diálogos numa ilha chamada Brasil” chega ao público pouco mais de um mês depois do livro eletrônico “Fanzines – reflexões sobre cultura, memória e internet”, de Yuri Amaral. “O fato de que um livro como este, tão ligado às temáticas e às reflexões da UNILA, tenha a autoria de um colega de outra universidade brasileira, que escolheu a nossa Editora para lançar a obra, nos enche de orgulho e responsabilidade, e esperamos também que sinalize para dentro e para fora o nosso compromisso com uma produção de qualidade”, contextualiza Andrea Ciacchi, coordenador da EDUNILA.

O próximo lançamento da Editora Universitária da UNILA será "Ensino de Ciências e Matemática – elementos didáticos para teoria e experimentação". Organizado pelos professores Abraão Capistrano, Kelly Sossmeier e Rodrigo Bloot, o livro é resultante de notas de aula do Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática, oferecido por docentes da UNILA para a formação continuada de professores do Oeste do Paraná, dentro das ações do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica do MEC (COMFOR/MEC). A data ainda será definida. 

Sem nome %281144 x 250 px%29