Na próxima quinta-feira (7), será realizada no Auditório Acary Oliveira, anexo ao Paço Municipal, às 8h30, reunião do Comitê Municipal de Mobilização Social Contra o Aedes Aegypti da Secretaria de Saúde. O objetivo será apresentar relatório do 2º ciclo de atividades ao combate à dengue em 2018.
Serão discutidas situações epidemiológicas do município, dados do último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), avaliação das ações realizadas durante o ano, propostas a serem continuadas e outras que poderão entrar.
De acordo com o coordenador de Combate a Endemias, Selídio José Schmitt, entidades importantes do município serão convidadas para participar e desenvolver propostas para melhorar o combate a dengue em Toledo. “Aproximadamente 35 entidades, seja universidades e empresas privadas, serão convocadas a participar da reunião. Além de apresentar os dados, também vamos ouvir o que essas pessoas tem a nos oferecer. Será uma troca de ideia”, afirmou Selídio.
Último índice do LIRAa - Matéria realizada em maio deste ano
O 3º Levantamento de Índice Rápido de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) apontou um índice geral de infestação de 1,2% das localidades vistoriadas em Toledo, sendo que o máximo permitido pelo Ministério da Saúde é de 1%. Essa foi a melhor média do ano no município, porém, em algumas regiões o índice continua preocupante. No primeiro LIRAa do ano, realizado em janeiro, o índice foi de 3,2%. Já o segundo, realizado em abril, baixou levemente para 3%.
No Jardim Paulista a infestação predial foi de 9,3% dos imóveis visitados. Já na Tancredo foi de 7,7%, no São Peregrino 7,1% e no América II 6,6%. Ao todo, foram visitados 2.077 imóveis entre 21 e 23 de maio.
Confira o índice de infestação predial do seu bairro e cuide do seu quintal:
Independência - 5,8%
Vila Becker - 5,5%
Operária - 5,4%
Tocantins - 4,3%
Pinheirinho - 3,4%
América - 2,7%
Rossoni - 2,7%
Panambi - 2,2%
Esplanada - 1,9%
Croma - 1,5%
Concórdia - 1,5%