A Copa Brasil Sul-sudeste de Tênis de Mesa começou nesta quinta-feira, (28), em Toledo. A competição reúne mais de 400 atletas olímpicos e paralímpicos de todo o país e acontecem nos ginásios de esportes, Alcides Pan e Hugo Zeni. Ao, todo, Toledo está sendo representado 18 mesatenistas.
Esta é a segunda vez que Toledo recebe a Copa Brasil, a primeira foi em 2016. Em 2017 Toledo foi a primeira cidade do Paraná a receber o Campeonato Brasileiro. Na oportunidade mais de 800 atletas competiram no município, com destaque para Caroline Kumahara, que participou dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016 e Israel Stroh, medalhista de prata nos Jogos Paralímpicos Rio 2016.
Toledo foi um dos destaques do primeiro dia da Copa Brasil, tendo conquistado cinco medalhas no Rating. Foram duas medalhas de prata com Wesley da Silva e Vitor Heerdt e três medalhas de bronze com os atletas, João Pedro Assoni, Josimar Xavier e Eduarda Consorte.
O mesatenista e professor de Tênis de Mesa do município de Toledo, Josimar Xavier, que conquistou uma medalha de bronze, considera o primeiro dia de competições como excelente para a equipe de Toledo. “Fomos muito bem no primeiro dia de competições. Foram cinco medalhas, o que é algo muito relevante devido ao alto nível técnico do Campeonato. Em especial estou muito feliz por ter conquistado mais uma medalha em uma competição de alto nível e agora esperamos conquistar ainda mais medalhas no restante da competição” comentou Josimar.
O primeiro dia também proporcionou algumas cenas inusitadas, nas quais somente o esporte pode proporcionar. Em uma das categorias do Rating uma das partidas chamou a atenção de todos no Ginásio de Esportes Alcides Pan. A partida colocou frente a frente um atleta de 12 anos, Levy Neto, contra Juliano Costa de 34 anos.
Levy Neto cursa o sétimo ano do ensino fundamental e Juliano Costa, trabalha com agronegócio. E mesmo com a grande diferença de idade o menino de 12, que representa a AABB\Cuiabá-MT saiu vitorioso por 3 sets a 1.
O jovem Levy Neto conta que partidas contra atletas mais velhos são importantes para ganhar mais experiência. “Essa é a minha segunda Copa Brasil e eu acho legal enfrentar adversários mais velhos, pois eu ganho experiência e posso aprender com esses atletas. É lógico que eles têm mais força e mais experiência, mas eu procuro levar vantagem na mobilidade e agilidade”.
Para Juliano Costa os dois lados têm vantagens em confrontos desse tipo. “A maior experiência é um fator importante, mas nem sempre determinante. Em partidas com esse cenário a gente tenta passar um pouco do que aprendeu durante anos de treinamento”.
O Campeonato segue até o domingo (01), com as disputas individuais nas categorias Olímpico e Paralímpico. Na noite desta sexta-feira, (29), acontece a cerimônia de abertura da Copa Brasil. O evento acontece às 18 horas no Ginásio de Esportes Alcides Pan.