A Câmara de Toledo realizou na sexta-feira (6), a prova do teste seletivo para estágios nos gabinetes de vereadores. Dos 48 inscritos com inscrições homologadas em 28 de junho compareceram 36 candidatos, com um percentual de abstenção de 25%.
A prova iniciada às 8h30 reuniu 18 candidatos dos 26 previstos numa das duas salas reservadas na Unipar e na outra compareceram 18 dos 22 inscritos, num total de 12 ausências.
Os candidatos têm prazo de dois dias úteis para eventual recurso a partir da divulgação do gabarito. O resultado final deve ser divulgado até o próximo dia 13 de julho, segundo o Edital n.º 01/2018.
O Edital n.° 01/2018 prevê as vagas para o curso de Direito, com 5 vagas, prevendo jornadas de 30 horas semanais e remuneração de R$ 1.250,00 e também vale-transporte. As vagas são para matriculados, no mínimo, no terceiro ano de graduação do Curso de Direito, ou quinto período.
A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório com 30 questões, contou com 20 questões de Português, Matemática, Informática e Conhecimentos Gerais, com valor de 3 pontos para cada questão e com peso 15 para cada área de conhecimento, num total de 60% do peso final. A prova teve ainda 10 questões de conhecimentos específicos, de 4 pontos por questão, com peso total de 40% do resultado final.
Os selecionados atuarão nos gabinetes dos vereadores Gabriel Baierle, Marcos Zanetti, Olinda Fiorentin, Valtencir Careca e Walmor Lodi. Os estagiários deverão auxiliar na elaboração de proposições legislativas; auxiliar no acompanhamento processual das proposições legislativas; auxiliar no acompanhamento de atividades em sessões e auxiliar no atendimento ao público relacionado às atividades desenvolvidas. A jornada de 30 horas semanais serão divididas em 6 horas diárias, de segunda a sexta-feira, sendo no período matutino das 9 às 12 horas e no vespertino das 14 às 17 horas.
Recomendação do MP
Desde 2017 a Câmara Municipal passou a dirigir as vagas de estágios nos gabinetes dos vereadores exclusivamente a estudantes de Direito, atendendo a Recomendação Administrativa nº 01/2017, da 4ª Promotoria, através do promotor Sandres Sponholz. No documento o promotor questionou edital aberto à época para seleção de 12 estagiários entre estudantes dos cursos superiores de Direito, Gestão Pública, Jornalismo e Publicidade e Propaganda. O representante do MP apontou que deveriam ser selecionados estagiários para os gabinetes do Poder Legislativo de Toledo apenas entre estudantes de Contabilidade e Direito.
Da Assessoria