Basta uma ideia e 10 minutinhos dedicados ao cadastro no site do edital da Incubadora Santos Dumont, do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), para dar chance de transformá-la em um grande negócio. É possível escolher entre as três unidades da Incubadora para botar o projeto em prática: no PTI, na Uniamérica ou em Marechal Cândido Rondon. As inscrições são gratuitas e encerram no próximo domingo (15).
Os projetos inscritos participarão da Qualificação da Incubadora, em que os futuros empreendedores receberão todo o suporte necessário para tirar a ideia do papel. Essa etapa, que tem duração aproximada de três meses, envolve workshops e encontros de orientação em que a viabilidade do negócio será analisada. Na sequência, serão apresentados os direcionamentos e aperfeiçoamentos sobre a implementação dos negócios.
O analista de negócios da Incubadora Gideão Matinc Claro destaca a facilidade de participar do edital. “Não é preciso ter empresa formada, CNPJ, nem nada. Só precisa ter uma ideia e querer”, afirma. Todos os projetos que se enquadrarem nos requisitos do edital, como o participante ser maior de 18 anos e morador de um dos 54 municípios da região Oeste do Paraná, passam para a qualificação, que será uma fase de preparação dos futuros empreendedores. As inscrições podem ser feitas pelo site: https://radar.pti.org.br/inscr
Após essa primeira etapa, os empreendedores serão submetidos à avaliação de uma banca composta por investidores e especialistas de mercado. As propostas selecionadas serão convidadas para a incubação e, junto com a equipe da Incubadora, vão estruturar um plano de negócios para os próximos cinco anos da empresa, com o monitoramento dos analistas durante os três primeiros anos.
Potencial
De 2006 até agora, o volume de negócios gerado com a Incubadora Santos Dumont, do PTI, é de R$ 51 milhões – valor que demonstra seu potencial de fomento aos negócios, por meio do suporte ao desenvolvimento de empresas, com auxílio à inserção no mercado e a se manterem competitivas. Atualmente, 12 empresas estão incubadas e recebem acompanhamentos em Foz do Iguaçu, Cascavel e Marechal Cândido Rondon.