1144 x 150 anu%cc%81ncio casa de noti%cc%81cias eu garanto o aluguel

SAÚDE

Na prática: Saúde e qualidade de vida se aprendem na sala de aula

São 15 unidades de saúde, sendo, nove de Estratégia Saúde da Família (ESF) e seis Unidades Básicas de Saúde (UBS) que executam ações preconizadas pelo PSE.

17/07/2018 - 15:14


Instituído em 2007, pelo Ministério da Saúde, o Programa Saúde na Escola (PSE), voltado às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral. Em Toledo, não é diferente. Com o propósito de prevenção de doenças entre os estudantes, há uma construção de cultura de paz nas escolas do município. São 37 instituições de ensino atendidas pelo programa: Nove Escolas Municipais e 28 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). São 15 unidades de saúde, sendo, nove de Estratégia Saúde da Família (ESF) e seis Unidades Básicas de Saúde (UBS) que executam ações preconizadas pelo PSE.

Os objetivos do PSE têm características de contribuição para o fortalecimento de ações que visam ao enfrentamento de vulnerabilidades; Expandir práticas para estudantes da rede pública de educação básica e apoiar o processo formativo dos profissionais de saúde e educação de forma permanente e continuada. A troca de informações sobre como está a saúde dos estudantes entre a escola e a unidade de saúde também são viabilizadas.

Vale lembrar que as escolas não são obrigadas a participar, ficando a critério dos secretários de saúde e educação indicarem quais instituições serão inseridas ao programa. Devido a isso, foi decidido que as escolas dos territórios das unidades de ESF fariam parte do programa. Porém, diferente das escolas, todos os CMEIs devem estar pactuados com o PSE. Em Toledo, são atendidos alunos do berçário ao 5º ano do Ensino Fundamental. São 2.274 alunos do CMEIs; 1.223 da Pré-escola e 3.020 do fundamental. Num total de 6.517 estudantes.

Fomentar e desenvolver qualquer atividade nestas áreas é sempre um dos propósitos das Secretarias da Saúde e Educação. Essa é uma das afirmações que a secretária da pasta da Saúde, Denise Liel, faz. “É uma estratégia fundamental entre as secretarias que são irmãs. Portanto, a junção das atividades promove uma melhor assistência aos alunos e orientadores, que reflete diretamente no processo educacional destas crianças e adolescentes”, afirma.

Atividades em Toledo

Algumas ações já foram realizadas no município desde o começo deste ano. Uma delas é o combate ao Aedes Aegypti, de caráter obrigatório, foi lembrada em diversas ocasiões. A verificação da situação vacinal, direito sexual e reprodutivo, prevenção de violências e acidentes. A promoção da saúde auditiva, da saúde ocular, da saúde alimentar, avaliação da saúde bucal, identificação de estudantes com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação, prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas. Vale lembrar que algumas ações serão realizadas no segundo semestre de 2018.

As seguintes ESFs e UBS fazem parte do programa Saúde da Família: Jardim Europa, Pancera, Panorama, São Francisco, Cesar Parque, Jardim Concórdia, Cosmos, Santa Clara e distrito de Novo Sarandi. As Unidades Básicas de Saúde são do Jardim Coopagro, Jardim Porto Alegre e Maracanã; Vila Industrial e distrito de Vila Nova e, no Centro de Saúde.

A secretária da Saúde de Toledo, Denise Liel, comenta que existe uma parceria entre o município e a Regional de Saúde. “Todas as parcerias, quando voltadas em prol da saúde, geram frutos. As atividades desenvolvidas no município são de fator importante, em que participamos das reuniões da Regional de Saúde, em que há trocas de experiências que discutem sobre a importância do PSE. Sendo essa uma atividade que a gente pode pensar nas estratégias e soluções para aprimorar estes trabalhos”, destaca secretária. 

O Centro Municipal de Educação Infantil, CMEI - Cleusi Aparecida Berguer comporta 19 servidores municipais e 84 crianças matrículas, e adaptou-se ao programa em 2017 por recomendação da Saúde. De acordo com a diretora da unidade, Débora Guerra Bazanella, já existiam atividades parecidas no centro. “Já existiam algumas ações voltadas à prevenção de doenças no CMEI. Com a implantação do programa, agora temos mais respaldo para incentivar nestas práticas. Os trabalhos desenvolvidos estão cada vez melhores e contemplam os alunos e professores do nosso centro”.

No programa, são instituídas 12 ações que devem ser realizadas pelos municípios que possuem o PSE. Devendo ser feitas, no mínimo, duas ações em cada Escola e/ou CMEI. Mas, para ambas, é exigido que tenha obrigatoriamente uma atividade voltada ao combate do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue. Outra prática do mesmo tema deve ser desenvolvida pela equipe de saúde em parceria com a educação, visando sempre as situações de vulnerabilidade de cada território.

As 12 Ações Pactuadas

As atividades a seguir são sugestões que são dadas às cidades participantes do programa que devem ser seguidas. Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti; é obrigatória; Promover práticas corporais; Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas.

Fomentar a cultura de paz, cidadania e direitos humanos; Prevenção das violências e dos acidentes; Identificação de estudantes com possíveis sinais de agravos de doenças; Proporcionar e avaliar a saúde bucal e aplicação tópica de flúor; Verificação da situação vacinal; Promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil.

Incentivar a saúde auditiva e identificação de estudantes com possíveis sinais de alteração; Direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS; E por fim; a estimulação da saúde ocular e identificação de estudantes com possíveis sinais de alteração.

Segundo a Secretária de Educação, Edna Heloisa Schaeffer Amaral, as ações que são realizadas no município melhoram, desenvolvem e fomentam, ainda mais a educação em Toledo. “Com a prática do PSE podemos ver que os alunos e docentes da rede pública municipal têm condições melhores para estudar e trabalhar. Dar este ânimo para eles é um ideal que todos as redes de ensino do país deveriam aderir. Em Toledo, essa é uma prática essencial para todas”, frisa Edna.

Rede de apoio

As ações realizadas pelo Programa Saúde na Escola são resultados de uma parceria entre a saúde e da educação, podendo contar com uma rede de apoio. Partindo desde o apoio da Coordenação do PSE na Educação e na Saúde. Bem como as unidades que possuem o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), equipe essa que conta com profissionais como farmacêutico, nutricionista, educador físico, fisioterapeuta, assistente social.

De acordo com a responsável pelo PSE em Toledo, Taise Alberghini, a Coordenação da Saúde Bucal também está presente desenvolvendo ações como o Cárie Zero e outras atividades. Além disso, a o apoio do Departamento de Saúde Mental e do Departamento de Atenção Especializada, pois caso sejam detectadas alterações durante as avaliações do PSE, faz-se necessário o encaminhamento para estes serviços de saúde.

Taise ainda explica que outro parceiro de apoio é o Setor de Endemias, que está inserido na Vigilância em Saúde. A conexão de todos esses serviços é que faz a diferença na realização e no êxito de todas as ações do Programa saúde na escola, o empenho das equipes das unidades de saúde e o comprometimento das instituições de ensino.

Sem nome %281144 x 250 px%29