A educação está em constante transformação. Conectada com valores e com as necessidades de uma sociedade. Pensando nisso, o Colégio La Salle adotou a metodologia ativa, uma estratégia de educação que reposiciona o conhecimento. O aluno deixa de ser o agente passivo do processo educativo e assume o protagonismo, mediado pelo professor que construirá junto com ele, estratégias de interpretação e construção do conhecimento.
Para dar sequência na sua agenda de formação permanente, o Colégio La Salle trouxe a Toledo, o físico, Doutor em Avaliação Educacional pela USP e membro do Gepave (Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional da USP - PAE), Wolney Candido de Melo, para trabalhar com alunos e professores a temática “Leitura e escrita em todas as áreas do conhecimento”.
O trabalho foi realizado, na última semana, em duas etapas. A primeira com alunos e a segunda com professores, técnicos e equipe diretiva. “Com os alunos o foco foi a leitura, interpretação e produção de textos nas mais diversas áreas. Mostramos a eles que texto não é um conjunto de palavras, mas tudo que necessita uma leitura e uma interpretação, ou seja, uma imagem, um infográfico ou um gráfico são textos”, destacou o Doutor em PAE.
Melo explica que com os alunos foram abordadas as estratégias de leitura nos diversos gêneros textuais. “Cada aluno precisa conhecer os gêneros e a partir daí estabelecer as suas estratégias. Elas não são universais, cada pessoa estabelece as suas, mas para isso é importante conhecer os gêneros textuais e alguns exemplos de estratégias que possam ser utilizadas para a leitura de cada gênero”, revelou.
Para o físico dominar estratégias de leitura e interpretação habilita o estudante em todas as áreas do conhecimento. “Isto os prepara para os exames de vestibular e o Enem que vem pela frente. Se ele compreende e sabe definir estas estratégias terá um melhor desempenho e qualificação desta leitura”, avalia o educador.
No trabalho com os professores o foco foi o desenvolvimento das metodologias ativas. “Sabemos que isso é um processo, não é instantâneo, pois necessita de toda uma capacitação de professores e a Rede La Salle já está trabalhando com isso há algum tempo, então nosso trabalho é uma continuidade do que já vem sendo feito. Discutimos com eles alguns exemplos de metodologias ativas e de que forma eles podem aplicar isso em suas aulas”.
O Doutor em Avaliação Educacional, Wolney Candido de Melo destaca que o mesmo o aluno assumindo o protagonismo do conhecimento, na metodologia ativa, o papel do professor é ainda maior. “É importante ressaltar que, não diminuiu a importância do professor na sala de aula, ao contrário, aumenta. Fazer este papel de mediador com certeza exige uma formação maior do professor, do que o conhecimento técnico especialista na sua área de conhecimento”.
Para Wolney Candido de Melo as metodologias ativas estão conectadas com o mundo atual. “A metodologia ativa oferece ao aluno uma formação diferenciada. Tem o desenvolvimento pessoal, mas fundamentalmente, ensina interagir, trabalhar em grupo, estabelecer metas e objetivos para o seu trabalho. Estas metodologias estão muito sintonizadas com o mundo atual, pois desenvolve um processo de aprendizado muito mais significativo e aplicado a sociedade”.
A supervisora pedagógica do Colégio La Salle, Juraci Casagrande explica que a vinda do pesquisador fortaleceu ainda mais o trabalho que está sendo desenvolvido. “É mais uma voz, mostrando que o conhecimento requer esforço, dedicação e o pensamento crítico e criativo. Foi possível demonstrar aos nossos alunos que o conhecimento nasce das conexões de saberes, e estas conexões são feitas a partir de estratégias, que incluem percepções de mundo e outros conhecimentos. Estamos felizes com o resultado de mais este trabalho”, comemorou Juraci.