Luiz Fritzen representava o campo político conservador, mas foi ao lado do vereador Paulo dos Santos (PT) ou Paulinho da Saúde – como era conhecido, que construíram grandes embates políticos, disputas de ideias e projetos na Câmara de Vereadores de Toledo.
Fritzen sabia muito do jogo político, mas ao descer da Tribuna, sabia conservar a diplomacia com seus adversários. Com o passar dos anos, tal habilidade, próprio de quem já trilhou muito na vida, já amargou erros e celebrou acertos, fez-se mais afável, até mesmo com seus adversários políticos, sem renunciar a sua ideologia.
As sessões da Câmara de Vereadores nunca mais foram as mesmas quando a dupla de polos opostos Fritzen X Paulo dos Santos, se desfez. Fritzen, voltou mais uma vez à Câmara de Vereadores em março deste ano, já não era o mesmo dos duelos com o petista, mas ainda assim, certamente, as Sessões da Câmara, não serão como antes.
Fritzen ao partir deixa um silêncio que deve ensinar: o problema não está nas diferenças de projetos ou ideias, que ele e Paulo dos Santos também representaram e deram vida ao parlamento, mas o problema está na insuportável falta de leveza, civilidade, humanidade e pensamento político, que ocupa as tribunas nos quatro cantos do país.
Nota Prefeitura
A Prefeitura de Toledo, através do prefeito Mario Costenaro e do vice Lucio De Marchi, lamentou a morte do vereador Luís Fritzen, aos 77 anos, na noite desta sexta-feira (12). Será decretado luto oficial neste sábado, em homenagem ao vereador.
“Não apenas a política, mas Toledo como um todo perde muito com o falecimento de Luís Fritzen”, destaca o prefeito Mario Costenaro. Para ele, Fritzen era um exemplo de amor pela sociedade, dedicação à causa pública e de retidão no exercício do cargo público. “Era um homem humilde, a quem devemos todo reconhecimento por tudo que fez ao longo de sua trajetória dentro de Toledo”, completa o prefeito. Na opinião de Costenaro, a morte de Fritzen deixa uma lacuna imensa no campo político, em especial no interior do município.
O vice Lucio De Marchi lamenta a morte “não apenas de um político, mas de um grande amigo”.
Fritzen era um dos mais icônicos vereadores da história do município e exercia o 9º mandato na Câmara Municipal. Com uma trajetória marcada pela dedicação à vida pública, o vereador sempre foi fiel aos seus princípios e ao mesmo grupo partidário, desde os tempos da Arena até o Progressistas, onde estava filiado e foi figura de destaque, exercendo durante anos o cargo de presidente da sigla.
A Câmara de Vereadores também decretou luto oficial “e se solidariza com familiares, amigos e colegas neste momento de dor, rendendo homenagens a esta grande personalidade política que parte, mas deixa uma trajetória que permanecerá na memória da cidade”, comenta o presidente Gabriel Baierle.
O velório está sendo realizado na Câmara Municipal.
Nota Câmara
A Câmara Municipal de Toledo manifesta profundo pesar pelo falecimento do vereador Luís Fritzen (1948–2025), ocorrido nesta sexta-feira (12), aos 77 anos. Fritzen ocupava uma das cadeiras na atual legislatura, tendo assumido sua vaga em março deste ano para exercer o 9º mandato.
Com uma trajetória marcada pela dedicação à vida pública, o vereador sempre foi fiel aos seus princípios e ao mesmo grupo partidário, desde os tempos da ARENA até o Partido Progressistas. Sua história deixa marcas de comprometimento, firmeza e contribuição ao desenvolvimento do município.
Ao longo de sua caminhada, o vereador construiu relações de respeito e amizade, deixando como legado a experiência, o conhecimento e a devoção a vida pública. Sua ausência será sentida não apenas nesta Casa de Leis, mas em toda a comunidade toledana.
A Câmara de Vereadores decreta luto oficial e se solidariza com familiares, amigos e colegas neste momento de dor, rendendo homenagens a esta grande personalidade política que parte, mas deixa uma trajetória que permanecerá na memória da cidade.
Trajetória política
Confira abaixo as legislaturas que Fritzen fez parte.
VII Legislatura (31/01/1977 - 31/01/1983)
IX Legislatura (01/02/1989 - 31/12/1992)
XI Legislatura (01/01/1997 - 31/12/2000)
XII Legislatura (01/01/2001 - 31/12/2004)
XIII Legislatura (01/01/2005 - 31/12/2008)
XIV Legislatura (01/01/2009 - 31/12/2012)
XV Legislatura (01/01/2013 - 31/12/2016)
XVI Legislatura (01/01/2017 - 31/12/2020)
XVIII Legislatura (01/01/2025 – 31/12/2028)