1144x150 %284%29

SAÚDE

Unidades Básicas de Saúde iniciam ações do Agosto Azul

Ação visa estimular o cuidado e prevenção de doenças

08/08/2018 - 15:12


As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Toledo vão intensificar durante o mês de agosto as práticas relacionadas à saúde do homem, visando estimular o cuidado e prevenção de doenças. Na sexta-feira (10), por exemplo, vão ser realizados na unidade do Jardim Pancera atendimentos médicos, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite, além de atendimentos odontológicos. Não há a necessidade de agendamento prévio para estas atividades. Nas salas de espera serão feitas orientações relacionadas ao tema de forma periódica.

Já na UBS São Francisco todas às quartas-feiras no período da tarde, haverá atendimento médico e testes rápidos a livre demanda para homens maiores de idade. As outras Unidades Básicas de Saúde farão panfletagem e ações de conscientização e orientação sobre saúde do homem.

A Diretora da Atenção Básica, Diane Cassaro, comenta que as UBS vêm tentando incluir e aumentar a participação dos homens nas atividades de proteção à saúde. “Uma das dificuldades é trazer o público jovem, porque eles trabalham fora durante o horário de atendimento das Unidades de Saúde”, explica Diane.

Pré-natal do homem

Além dessas ações que visam preservar a saúde, também está sendo implementada nas UBS uma política de incentivo à participação do pai no pré-natal e conscientização para uma paternidade ativa e atuante.

Anna Luisa Finkler, enfermeira da Atenção Básica, relata que é importante a adesão do pai no pré-natal, fazendo as consultas e exames na UBS para diagnosticar e tratar possíveis doenças, evitando transmiti-las para a parceira ou o feto. “É preciso a aproximação do pai para também criar vínculos familiares com a criança, e desmistificar a ideia que o homem trabalha e a mulher cuida da criança. A criação é uma tarefa que deve ser dividida meio a meio entre pai e mãe” diz.

Toda última terça-feira do mês, às 19 horas, é realizada uma palestra no auditório da Prefeitura Municipal, que aborda temas como “sinais de trabalho de parto”, “rotinas do hospital”, e ainda reforça sobre a “Lei do acompanhante no parto”. A palestra é ministrada pela enfermeira Anna Luisa, é aberta para gestantes e parceiros. O objetivo é que as gestantes e acompanhantes se sintam preparados para a hora do parto.

Sem nome %281144 x 250 px%29