1144x150 %284%29

PECUÁRIA

Brasil vai exportar embriões bovinos “in vitro” para a Índia

Produtores brasileiros já têm autorização para venda ao Paraguai, Bolívia, Uruguai, Argentina, Colômbia e Equador

16/08/2018 - 16:31


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) recebeu comunicado oficial que viabiliza o início dos embarques de embriões bovinos “in vitro” para a índia. O Departament of Animal Husbanfry, Dairying & Fisheries of Ministry of Agriculture and Farmers (DAHD/MAFW) indiano, aprovou o Certificado Zoossanitário Internacional (CZI) elaborado pelo Departamento de Saúde Animal do ministério (DSA/Mapa). Os embriões, a exemplo do sêmen, são armazenados em paletas ou ampolas, contendo em cada unidade embriões de uma única origem (fêmea), conservados normalmente em nitrogênio líquido.   

A exportação é feita por via aérea. A autorização do Serviço Veterinário Indiano para a importação do material genético bovino do Brasil demonstra o reconhecimento internacional das condições sanitárias dos rebanhos brasileiros além da credibilidade da certificação veterinária, considerou o diretor do Departamento de Saúde Animal, Guilherme Marques. O diretor lembra que a Índia sempre foi fornecedora histórica de material genético zebuíno ao Brasil.

A Índia é o país onde surgiu o gado Zebu, mas o melhoramento genético realizado no gado zebuíno brasileiro trouxe resultados em ganhos de produtividade, o que o tornou atraente a produtores indianos.

O secretário de Relações Internacionais do Mapa, Odilson Ribeiro da Silva, lembra que, somente neste ano, na Índia já foram aprovados cinco novos Certificados Zoosanitários, sendo eles de Suínos Vivos para Reprodução, Ovos SPF, Bovinos Vivos para Reprodução, Embriões Bovinos in vivo e agora Embriões Bovinos in vitro. Somado ao Certificado de Sêmen Bovino, aprovado anteriormente, há agora um pacote completo de opções para acesso ao mercado indiano de genética bovina.

Protocolos

Em relação à exportação de embriões bovinos “in vitro”, desde agosto de 2016, vêm sendo assinados protocolos sanitários com diferentes países. Atualmente, produtores brasileiros podem vender esses embriões ao Paraguai, à Bolívia, ao Uruguai, à Argentina, à Colômbia, ao Equador e agora à India.

A produção in vitro de embriões (PIVE) é uma ferramenta utilizada para aumentar a produtividade, por possibilitar a multiplicação rápida e o aumento do número de descendentes oriundos de animais melhoradores de plantéis. Inicialmente, essa técnica era aplicada no Brasil apenas para fins de pesquisa, mas, na última década, passou a ser utilizada em larga escala para a multiplicação comercial, tornando o país o maior produtor mundial e de referência no uso de PIVE em bovinos.

Sem nome %281144 x 250 px%29