Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

EDUCAÇÃO

Genocídio indígena nas Américas foi tema de Aula Magna de Letras na FAG Toledo

Acadêmicos ouviram os relatos dos pesquisadores que acabam de lançar um livro sobre o tema

16/08/2018 - 17:35


O tema escolhido para a Aula Magna do curso de Letras Língua Portuguesa e Libras da FAG Toledo foi o genocídio indígena nas Américas. O tema veio à tona recentemente quando os escritores Marcelo Grondin e Moema Viezzer lançaram o livro intitulado “O Maior Genocídio da História da Humanidade”. Os dois escritores foram os convidados para palestrar na noite desta quarta-feira (15) no auditório da instituição. “É uma pesquisa que compreende o período de descoberta das Américas pelos povos europeus e abrange diversos países. Entre eles o Brasil, Estados Unidos, México, Caribe, Equador, Peru e Bolívia. Nós trouxemos através desta compilação de informações, uma visão geral do que foi a colonização das Américas em uma versão que não está nos livros escolares. O holocausto alemão foi um grande genocídio que dizimou entre seis e oito milhões de judeus e este fato tem muito relevância e precisamos considerar sempre do ponto de vista histórico, mas o nosso genocídio indígena foi muito maior, pois fez mais de 70 milhões de vítimas”, explica a escritora Moema Viezzer.

A fala inicial da Aula Magna foi a do sociólogo Marcelo Grondin, que é naturalizado boliviano e viveu na Bolívia por 17 anos. “Nesta vivência foi possível observar como foi a luta desses povos pela sobrevivência e como eles se desenvolveram. Com a pesquisa realizada com outros historiadores e analisando estatísticas foi possível chegar neste número de 70 milhões de mortos. Um massacre terrível e pouco falado”, relata.

O livro, para a coordenadora do curso de Letras Libras, Janice Salvador, é uma contribuição importante para o entendimento da atual situação dos indígenas no país e nas Américas. “É um documento que tem tudo para ser considerado inédito e provocador. Na capa os termos genocídio, resistência e sobrevivência, três palavras que resumem um glossário imenso sobre o histórico dos povos originários do nosso continente. Uma história que precisa ser conhecida com vistas à transformação social e a situação de desigualdade em que vivem as populações indígenas em nossa sociedade”, alerta.

Durante a palestra o livro “O Maior Genocídio da História da Humanidade” e outros títulos como “As Mulheres no Alvorecer de Toledo”; “Vocação de Semente” e “Se me Deixam Falar” da escritora Moema Viezzer foram expostos na entrada do auditório.

2web banner 550x250px
550x250px