1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

AMBIENTE

Unioeste desenvolve projeto “Cidades Sustentáveis e Resilientes”

Pesquisa é um estudo da vulnerabilidade dos mananciais as margens da BR 277 entre os municípios de Guaraniaçu e Foz do Iguaçu

20/08/2018 - 09:56


Acadêmicos e pesquisadores que integram o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED/Unioeste) desenvolveram o projeto “Construindo cidades sustentáveis e resilientes: estudo da vulnerabilidade dos mananciais às margens da BR 277 entre os municípios de Guaraniaçu a Foz do Iguaçu/PR”, financiado pelo Governo do Estado do Paraná pelo CEPED PR/ REDESASTRE/Sanepar.

A proposta do trabalho é a proteção e redução de riscos ambientais, por meio de levantamento e análises de dados sobre o tráfego e os acidentes com produtos perigosos no eixo compreendido entre os municípios de Guaraniaçu a Foz do Iguaçu. Como decorrência desse projeto, foi desenvolvido o estudo dos pontos de vulnerabilidades dos mananciais de abastecimento público desses municípios, a criação de ferramentas de disponibilização de informações (bancos de dados) sendo criado um “Protocolo da Vulnerabilidade de Mananciais por Produtos Perigosos em Rodovias”, que nesta parceria será disponibilizado para todo o Estado do Paraná e aos demais municípios on-line.

O projeto teve início em março de 2017 e será finalizado em setembro deste ano, e os resultados obtidos serão apresentados para a comunidade no Workshop Redesastre: Construindo Cidades Sustentáveis e Resilientes: Estudo de Vulnerabilidade dos Mananciais às Margens da BR 277 entre os Municípios de Guaraniaçu a Foz Do Iguaçu, no dia 17 de agosto de 2018, no Miniauditório III do Campus de Cascavel da Unioeste, que pode ser assistido por toda a comunidade interessada.

A professora doutora Irene Carniatto, do campus de Cascavel, coordenadora do CEPED/Unioeste foi uma das idealizadoras e a orientadora do projeto, realizado em conjunto com o 4º Grupamento de Bombeiros de Cascavel-PR e a AMOP – Associação dos Municípios do Oeste do Paraná. E contando também com o apoio da Defesa Civil Municipal de Cascavel e da Ecocataratas (Rodovia das Cataratas S/A). Participaram também bolsistas do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável e de Engenharia Agrícola, acadêmicos de Ciências Biológicas, Engenharia Civil e Ciências da Computação.

"O mundo e o país está sofrendo uma grave crise socioambiental e as pessoas precisam perceber que sem a água, não há vida! Mas, infelizmente o homem só se preocupa com seu momento presente e não com os resultados de suas ações. Assim, é capaz de jogar lixo, inclusive embalagens de produtos químicos nas margens dos rios de sua cidade, sem se preocupar que aquele rio é o que mata a sede de todos os moradores da cidade. Bastante lixo e embalagens de produtos químicos foi registrado não só em Cascavel, mas nas demais cidades que fazem parte deste estudo.  Assim, o crime ambiental está presente hoje em nossas cidades, podendo provocar o envenenamento da população", explica a orientadora.

Em busca de soluções para problemas econômicos e sociais no país, a ONU (Organização das Nações Unidas) em 2015 apresentou objetivos para o desenvolvimento sustentável, onde um desses propósitos era tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. Considerando que a maioria da população vive em áreas urbanas é necessário que estas sejam pensadas a fim de minimizar as vulnerabilidades ambientais e sociais dos habitantes. Nisso, a Educação Ambiental é uma forte aliada.

Baseado nesta visão, a Unioeste busca integrar e articular as Políticas de Educação Ambiental com a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, tendo como alicerce o Programa Cidades Sustentáveis e Cidades Resilientes da ONU.

O projeto intenciona a capacitação de gestores a fim de promover a propagação e a utilização de ações preventivas, como as propostas pela ONU,  para os técnicos dos municípios das áreas de Defesa Civil, Meio Ambiente, Planejamento, Vigilância em Saúde Ambiental, da Lar, da Sanepar e Ecocataratas, entre outros, tendo como resultados a elaboração de projetos ambientais que já iniciaram suas ações nos municípios, mas que deverão continuar com o acompanhamento do CEPED-Unioeste e parceiros que buscam contribuir para amparar e limitar riscos ambientais e sociais.

Sem nome %281144 x 250 px%29