Quatorze atletas e uma técnica da equipe de rendimento da Sadia foram beneficiadas neste ano com o programa Talento Olímpico Paranaense 2020, que visa um incentivo às atletas visando a Olimpíada de 2020. Os recursos poderão ser utilizados pelos atletas para a compra de materiais esportivos, auxílio de despesas para as competições, entre outras atividades. O valor varia conforme a categoria de classificação, que é feita considerando os resultados em competições dos anos anteriores.
Da Sadia, foram contemplados com a bolsa na categoria Top Formador as ginastas Antonella Genuzio Paz, Bruna Letícia da Silva, Francesca Genuzio Paz e Milena Thaís Ertel. Na categoria Top Estadual, Ana Julia Oldoni, Giovanna Oliveira Silva, Kauany Zanettin Paes, Manoella Sorrentino, Natiely Aparecida da Silva Oliveira, Patrícia da Silva Haehner e Samara Arcala Sibin.
Na categoria Top Nacional, Karine Walter e Mayra Gmach e na categoria Top Internacional (embaixador), Morgana Gmach. “O Talento Olímpico Paranaense é fundamental na formação dos atletas, é um incentivo muito importante, muitos atletas abandonam o esporte por falta de condições financeiras”, destaca a atleta Morgana Gmach, que em 2016 integrou a seleção brasileira de ginástica rítmica e fez parte dos dois conjuntos que representaram o Brasil nas Olimpíadas do Rio de Janeiro. Segundo ela, que esta novamente entre as contempladas deste ano, a bolsa sempre a ajudou a manter-se no esporte.
A técnica Ana Paula Scheffer, ex-atleta do clube, que neste ano começou a atuar na equipe, também foi contemplada com a bolsa na categoria Top Técnico. O auxílio, diz ela, se somou a participação do clube no custeio de algumas competições, bem como a compra de colants, que são muito caros, transporte, e profissionais específicos como fisioterapeuta e nutricionista.
Ela lembra que num dos momentos mais importantes de sua carreira, os recursos do Top foram decisivos. Ela precisou de auxilio financeiro para participar de uma seletiva para a seleção brasileira. Foi sua última e onde garantiu a vaga para representar o Brasil na seleção brasileira de conjunto nos Jogos Olímpicos. Ela destacou também que o projeto envolve desde as pequenas, que estão começando, até as adultas, o que ajuda a incentivar as nossas crianças a praticar o esporte e descobrir novos talentos.