Na última sexta-feira (24), o Centro de Artes e Esportes Unificados de Toledo - CEU das Artes recebeu a interpretação da contação da história “A Velhinha Maluquete” de Ana Maria Machado. A narrativa é conhecida entre as crianças, porém foi transmitida com uma nova experiência: o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
A literatura infantil é riquíssima e deve ser repassada de diferentes maneiras sempre cativando as crianças. O uso do lúdico e a inclusão da Libras permitem essa interação entre criança e literatura. As intérpretes Joice Silveira e Denise Dunke, da Unioeste - Campus de Toledo, voluntárias no projeto, comentaram sobre a satisfação e o entusiasmo das crianças pela novidade. “Fazer a inclusão é essencial entre as crianças. Nesta idade já vão saber se comportar diante de pessoas surdas e entender essa diferença é fundamental. A literatura possibilita essa proximidade”, informa Denise.
A coordenadora do CEU, Silmara de Oliveira Pereira, falou sobre a importância das atividades de inclusão. “São essas ações, como a interpretação em Libras, que somam junto com a contação de história, compreendendo a diversidade desde as séries iniciais, um trabalho lúdico que incentiva a criança”.
O projeto de Contação de História possui parceria com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), com sonoplastia e efeito de luz. O projeto atende as séries iniciais, os CMEIs, crianças de 1° ao 5° ano e todas as pessoas que têm interesse e gostem de histórias são convidadas.