O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Toledo e Região e a BRF, umas das maiores empregadoras da região, voltarão a discutir o reajuste salarial da categoria no dia 12 de setembro, na sede do Sindicato. A informação foi confirmada nesta segunda-feira, 27.
Esta será a sexta vez que as duas partes se reúnem para tentar um consenso sobre a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho 2017/2018 que tem como database o mês de novembro (2017).
Segundo o presidente do Sindicato João Moacir Lopes Belino, os trabalhadores estão no seu direito de cobrar o aumento salarial até porque já está quase chegando momento de discutir do ACT 2018/2019 e não teve acordo no 2017/2018, mas Sindicato tem feito todos os esforços necessários para que esse impasse chegasse ao fim, no entanto, alguns problemas fizeram que as negociações fossem paralisadas por um período.
A expectativa, segundo Moacir, é que a empresa ofereça uma proposta no mínimo atrativa para que essa possa ser submetida a apreciação dos mais de 6.000 trabalhadores da unidade local que é e uma das maiores da América Latina voltada ao abate e industrialização de aves e suínos.
“No entender do Sindicato, o que nos foi ofertado até o momento está bem longe do reivindicado na pauta e por isso não levamos para a votação dos trabalhadores. O que queremos é uma proposta que valorize o trabalhador e também represente ganhos reais, diferente do que tivemos até agora para assim convocarmos uma assembleia para o trabalhador decidir se aprova ou não”, explica João Moacir.