Compre casa

TRÂNSITO

Brasil recebe a primeira placa para veículos com padrão Mercosul

Detran do Rio de Janeiro foi o primeiro do país a implementar o modelo

11/09/2018 - 14:10


  • Placa mercosul caracteristicas

    Foto: Divulgação/Detran

Com o objetivo de auxiliar as políticas no combate aos crimes de fraude, roubo e furto de carros, chegou ao Brasil nesta terça-feira (11) o primeiro modelo de placas de veículos padrão Mercosul. O Departamento de Trânsito (Detran) do Rio de Janeiro foi o primeiro do país a implementar o modelo, que vem equipado com QR Code para aumentar a segurança do usuário e diminuir as chances de clonagem.

A nova placa padrão Mercosul tem uma nova aparência. Diferentemente das tradicionais de cor cinza, essa é azul e branca e possui quatro letras e três números. Ela virá com um código único que conterá todos os dados de confecção da placa, como fornecedor, data, ano e modelo de fabricação.

A placa também é rastreável por meio de um aplicativo que ainda será disponibilizado pelo Denatran. De imediato, o objeto virá com o QR Code, mas possui outros itens de segurança que poderão ser ativados posteriormente, como o chip de dados variáveis.

A nova placa custa R$ 219,35 - mesmo valor das placas atuais. A implementação da tecnologia não teve nenhum custo para o estado do Rio porque foi uma parceria com o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e também não terá gastos para o consumidor. O Detran está bancando a diferença para ser o mesmo valor.

Nem todos os motoristas precisam fazer a troca de placas. A mudança é necessária apenas para os carros novos, que ainda serão emplacados, e para os veículos com troca de propriedade, de domicílio e de alteração de categoria. Entretanto, quem desejar, já pode adquirir o novo modelo voluntariamente.