Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

SAÚDE

5º LIRAa do ano aponta 0,1% de infestamento, o menor de 2018

No mês de janeiro, data do primeiro LIRAa, os dados mostravam 3,3 % de infestação

11/09/2018 - 15:29


A Coordenadoria de Combate às Endemias de Toledo divulgou nesta segunda-feira (10), os índices de infestação por Aedes Aegypti do 5º LIRAa de 2018. As visitações apontaram o menor índice de infestamento do ano que foi de 0,1 %.

Os índices estão diminuindo gradativamente a cada amostragem. No mês de janeiro, data do primeiro LIRAa, os dados mostravam 3,3 % de infestação. Em março os números diminuíram para 3%, em maio o índice caiu para 1,3% e em julho para 0,4%.

De acordo com o coordenador do Setor de Endemias, Selídio José Schmitt, o período de inverno deu uma importante contribuição para a diminuição da infestação. “Nesta época do ano é comum que os índices de infestação, diminuam por conta da temperatura fria e da pequena quantidade de chuva. Mesmo assim os números são muito satisfatórios e demonstram que Toledo está fora do risco de infestação”, destaca.

Durante o 5º LIRAa foram visitadas 1890 residências do perímetro urbano do município. Cada bairro teve 5% de seus domicílios visitados pelos agentes de endemias.

Em 2018 o município tem até o momento o índice baixo de casos de dengue confirmados. Foram três casos importados e dois autóctones (Casos de dengue contraídos no município). O 6º e último LIRAa do ano de 2018 será realizado durante o mês de novembro.

C%c3%b3pia de web banner 550x250px