Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

CULTURA

Artistas destacam importância do circo social na formação das pessoas

Cecília Viegas e Marcos Camelo integram o grupo Adorável Companhia e estão impressionados com a qualidade do trabalho nos projetos sociais e a expansão do evento

26/09/2018 - 10:21


“O circo social é um meio, uma forma de desenvolver a autoestima da criança. Mesmo que no futuro ela não venha a ser uma artista circense ou mesmo ligada a qualquer outra forma de arte, tudo o que ela fizer será de forma diferenciada, pois ela sabe o seu potencial. Quem trabalha com circo, descobre muita coisa sobre si”, afirma Cecília Viegas, que junto com Marcos Camelo integra o grupo Adorável Companhia, que esteve na segunda e terça-feira, 24 e 25, apresentando-se e fazendo oficinas nos circos da Magia, no Jardim Cooagro, e da Alegria, no Jardim Europa.

Os dois estão participando pela segunda vez da Mostra de Circo Social e Festival Nacional de Circo de Toledo e estão impressionados com a qualidade do trabalho nos projetos sociais e a expansão do evento. “No ano passado tivemos uma experiência curta, pois estávamos com o espetáculo programado. Neste ano tivemos a oportunidade de dialogar com as crianças que participam do projeto e ficamos surpresos com a qualidade dos trabalhos apresentados”, comenta Marcos.

Segundo ele, a Mostra e o Festival são importantes em diversos aspetos. Permite um intercâmbio entre os artistas, a troca de experiências e também a valorização dos projetos locais, que tem a possibilidade de conhecer e se espelhar em outros trabalhos. Ele também destaca o envolvimento e o interesse dos alunos em fazer um trabalho conjunto, o desenvolvimento da economia criativa, através da participação em eventos, gerando recursos, o desenvolvimento do espírito de empreendedorismo entre os jovens e também a autoestima, tanto das pessoas, como da cidade, que se orgulha de produzir algo tão bonito e grandioso.

Ele observou também em relação ao ano passado um crescimento territorial do projeto, com a expansão para o interior e outros locais, oportunizando as pessoas das mais diferentes regiões conhecer um pouco do que está sendo feito em arte circense. Ele também destacou a qualidade dos trabalhos apresentados e a possibilidade que o festival oferece de interagir com outros artistas e conhecer novas linguagens que estão sendo trabalhadas em diferentes regiões do país.

Marcos e Cecília, que apresentaram “O nosso grande espetáculo”, em duas sessões no Circo da Magia, e a oficina de palhaço, no Circo da Alegria, fazem intervenções nos intervalos entre uma apresentação e outra dos projetos sociais no Teatro Municipal, de quarta a sexta.  Os dois artistas se uniram, juntando a experiência dele como ator, diretor teatral e palhaço, e dela como bailarina e acrobata para formar a Adorável Companhia. Radicados em Guapimirim, no Rio de Janeiro, os dois já percorreram diversos estados para mostrar o seu trabalho. Neste ano, o espetáculo foi readaptado, com a retirada de números aéreos e a introdução de uma parte de dança e de equilíbrio sobre a garrafa para facilitar a apresentação,  independente do espaço disponível. Ele pode ser apresentado tanto num teatro, como numa, escola, lona ou outro local.

A XII Mostra de Circo Social de Toledo e o V Festival Nacional de Circo são uma realização do Circo da Alegria, Prefeitura de Toledo, Secretaria de Educação, Escola Municipal Anita Garibaldi e Circo Ático, com o apoio das Secretarias de Assistência Social, Esportes, Segurança e Trânsito (Guarda Municipal), Cozinha Social e Câmara de Vereadores de Toledo.

C%c3%b3pia de web banner 550x250px