O circo tem a capacidade de transformar a vida das pessoas, dando a elas novas perspectivas, segundo testemunhou a instrutora de circo da Fundacam, de Campo Mourão, Vanuza Eloiza da Silva, que está em Toledo participando da XII Mostra de Circo Social e V Festival Nacional de Circo. Além de acompanhar as crianças, ela está como jurada, auxiliando na avaliação dos 27 projetos sociais inscritos.
Segundo Vanuza, eventos como estes são fundamentais para a inserção das crianças e adolescentes na arte. “É o trabalho delas que está sendo mostrado. Elas têm a possibilidade de se sentirem importantes, de mostrar para a sociedade a capacidade que tem e isso provoca uma transformação na vida da pessoa, na sua autoestima, na sua conduta em sociedade”.
Atuando desde 2001, em Campo Mourão, ela viveu na pele esta experiência. Inicialmente participou de um projeto na sua cidade e hoje atua como instrutora circense, orientando outras crianças que estão tendo a possibilidade de melhorar de vida, através desta arte.
Há 11 anos Campo Mourão também realiza o seu festival de circo, que é um dos mais conhecidos do Brasil. Ela destacou que Toledo está no caminho certo ao realizar a Mostra e o Festival, que estão se consolidando como um dos principais eventos na área.
A XII Mostra de Circo Social de Toledo e o V Festival Nacional de Circo são uma realização do Circo da Alegria, Prefeitura de Toledo, Secretaria de Educação, Escola Municipal Anita Garibaldi e Circo Ático, com o apoio das Secretarias de Assistência Social, Esportes, Segurança e Trânsito (Guarda Municipal), Cozinha Social e Câmara de Vereadores de Toledo. Os ingressos para os espetáculos são todos gratuitos e devem ser retirados antecipadamente. A distribuição está sendo feita no Circo da Alegria, Casa da Cultura e Teatro Municipal.