De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (SMST) foram aplicadas 987 multas em Toledo no mês de agosto. A situação mais comum é a de motoristas que colocam em perigo não só a própria vida, mas também a dos pedestres.
Tendo o maior número de notificações, o avanço do sinal vermelho foi a infração mais cometida pelos condutores, com 364 multas. “A maior parte do avanço do semáforo vermelho é feito pela fiscalização eletrônica. Este número não inclui as multas dadas pelo agente de trânsito”, explica o coordenador de educação no trânsito de Toledo, Rafael Fonseca.
Estacionar em desacordo com a regulamentação – estacionamento rotativo ficou em segundo lugar, com 249 motoristas sendo autuados. Enquanto isso, o número de multas de veículos multados por transitar com velocidade superior a máxima permitida diminuiu em 20%. Em agosto foram 171 multas em comparação a 205 no mês de julho.
O número de motoristas que dirigem manuseando um telefone celular manteve a mesma posição do mês de junho, sendo a quarta autuação mais frequente, com 110 motoristas multados. Já condutores notificados por não usarem o cinto de segurança também manteve um número relativamente baixo em comparação as outras autuações. Ao todo, foram 93 motoristas.
Segundo o coordenador de educação no trânsito de Toledo, Rafael Fonseca, a área central da cidade é a que mais autua os condutores. “A partir da análise dos dados vamos começar a desenvolver ações de conscientização com pedestres, ciclistas e motociclistas, que são os mais vulneráveis a acidentes”, conclui.