Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

CULTURA

Mostra e Festival de Circo já projeta novos desafios

Evento foi encerrado na sexta-feira com a apresentação dos Irmãos Sabatino

01/10/2018 - 14:07


O coordenador do Circo da Alegria e da XII Mostra de Circo Social e V Festival Nacional de Circo, Dado Guerra, avaliou positivamente o evento, concluindo nesta sexta-feira (28) com a premiação dos grupos destaques e um espetáculo no Teatro Municipal de Toledo com os Irmãos Sabatino.

Para ele, o evento foi mais tranquilo neste ano, embora muitas coisas tivessem acontecendo ao mesmo tempo. Dado diz que muitas pessoas tiveram que se dividir para poder participar das atividades e isso está sendo analisado para o próximo ano. “Precisamos avaliar se é necessário ampliar o período da Mostra, para que todos possam participar das atividades propostas, ou reduzir a oferta de atividades paralelas, elevando a qualidade destes eventos, para que realmente façam a diferença na Mostra e Festival”, disse ele.

Há 12 anos fazendo o evento, ele acredita que é necessário inovar em alguns aspectos para manter a atratividade e a qualidade da programação, além de ampliar, com a expansão para um evento internacional. “Fomos bastante cobrados neste sentido e precisamos ver esta possibilidade, que é perfeitamente possível. Precisamos nos estruturar melhor, descentralizar algumas atividades, ampliar a equipe de organização, mas acredito que seja perfeitamente possível atrair grupos internacionais, pois contamos com uma estrutura física e público excelentes. Agora é sentar com calma e fazer uma avaliação detalhada do que precisa ser melhorado”.

Conforme Dado Guerra, os grupos sociais participantes da Mostra também revelaram um elevado nível técnico, o que demonstra que a Mostra está dando a sua contribuição para o crescimento do trabalho. “Neste ano a comissão avaliadora precisou fazer menos sugestões, apenas alinhar alguns detalhes que serão a cereja do bolo. O circo social está com uma técnica melhor, embora não seja este o fim principal do projeto, mas se é possível fazer bem feito, por que não aliar qualidade e técnica na formação do cidadão, que é o grande objetivo do circo social”.

Em depoimentos a Dado, instrutores de outros municípios dizem que as crianças que vem para a Mostra e o Festival não querem voltar para casa. “Quando elas vêm a Toledo elas vivem aqui um momento mágico, elas participam de oficinas, veem os espetáculos, é um universo encantador para todas as crianças, imagine para uma que faz circo. O coração vai a mil, as emoções se alteram a cada momento, é alegria, tensão, suspense. A cada espetáculo uma nova aprendizagem.  As crianças que saem daqui levam um novo conhecimento, uma nova bagagem que vai ser utilizada no dia”.

A avaliação dos projetos apresentados durante a Mostra foi feita por uma comissão integrada por Alex Machado, da Escola Nacional de Circo, do Rio de Janeiro, Vanuza Eloiza Campo, da Fundacam, de Campo Mourão, e Cecília Viegas, da Adorável Companhia de Guapimirim, do Rio de Janeiro.  A unidade social São Francisco, de Toledo, foi premiada com o melhor figurino, e o Circo Zuriel, de Nova Santa Rosa, com melhor maquiagem. O Circo Araré, de Tupãssi, e Oeste Circus, de Vera Cruz do Oeste, ficaram empatados com o prêmio de melhor espetáculo.

A XII Mostra de Circo Social de Toledo e o V Festival Nacional de Circo são uma realização do Circo da Alegria, Prefeitura de Toledo, Secretaria de Educação, Escola Municipal Anita Garibaldi e Circo Ático, com o apoio das Secretarias de Assistência Social, Esportes, Segurança e Trânsito (Guarda Municipal), Cozinha Social e Câmara de Vereadores de Toledo. Os ingressos para os espetáculos são todos gratuitos e devem ser retirados antecipadamente. A distribuição está sendo feita no Circo da Alegria, Casa da Cultura e Teatro Municipal.

C%c3%b3pia de web banner 550x250px