O evento é realizado pela Associação Toledana de Ginástica Rítmica, com o apoio dos patrocinadores da equipe – Sadia, Sesi, O Boticário, Sanepar, Itaipu Binacional e prefeitura de Toledo – como forma de mostrar à sociedade um pouco do trabalho desenvolvido, assim como para a arrecadação de recursos para a manutenção das atividades e participação em competições esportivas. O espetáculo tem a criação e direção de Jean Milan, com coreografias dos professores que participam do projeto e convidados.
Alforria é um espetáculo que se propõe a analisar o verdadeiro sentido da liberdade, identificar e destruir preconceitos e discriminações na sociedade na busca da essência, onde somos todos iguais. “Identificar os preconceitos existentes e procurar não repetir padrões de comportamento segregadores é essencial”, afirma o diretor Jean Milan. Segundo ele, o espetáculo contará com a participação de ginastas de todas as idades, desde as iniciantes à fase adulta, além de participações especiais de bailarinos convidados. Integram o espetáculo Matheus Martins, bailarino de danças urbanas da 5ª Essência Fetter Company, Bruna Novais Nabosny, coreografada pela professora de dança Andreia Flach, Susan Catani, instrutora de Pole Dance do Studio Vertical Art, entre outras surpresas da noite.
Para as atletas Rafaela Silva, Geane Silva e Manuella Mannrich, que fazem parte da equipe adulto, participar de um espetáculo como este sempre é muito prazeroso. Foge da rotina diária de treinos exaustivos e da pressão intensa das competições. “A gente ensaia movimentos diferentes, não utiliza aparelhos, o cabelo, as roupas são muito diferentes do que estamos acostumadas diariamente e é muito divertido”, comenta Rafaela.
Segundo ela, mesmo sendo uma atividade mais descontraída, a responsabilidade é a mesma. “A gente apresenta para os nossos pais, demais familiares e amigos. Queremos sempre fazer o melhor para que eles apreciem um belo espetáculo”, completa. “A pressão é bem menor que numa competição. No espetáculo, a preocupação maior é com o estético, não tanto com os detalhes técnicos julgados em uma competição oficial”, acrescenta Geane. Manuella aponta como aspectos positivos as danças executadas e a possibilidade de revelar um pouco mais o lado artístico do trabalho na Ginástica Rítmica.
Os ingressos para o espetáculo estão à venda na secretaria do Centro de Treinamento da equipe de rendimento da Sadia, no ginásio do Sesi, ou com as atletas. O custo é de R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).
O projeto de Ginástica Rítmica de Toledo, com 28 anos de atuação no município, é patrocinado pela Sadia, conta com as parceiras do Sesi, prefeitura de Toledo e com o co–patrocínio de O Boticário, Sanepar e Itaipu Binacional, através de recursos obtidos pela da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte/Governo Federal.