A segunda noite da VII Semana Jurídica da FAG Toledo contou com a participação de profissionais renomados participando dos debates e palestrando aos acadêmicos presentes no auditório da instituição nesta terça-feira (2). A Palestra de abertura foi com o doutor Eroulths Cortiano Junior que abordou o tema “Advocacia: desafios da profissão e da regulação”.
Durante sua fala o docente alertou os acadêmicos sobre as responsabilidades de quem advoga. “Aquele que se inscreve na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ou seja, o bacharel em Direito, que tem toda aquela formação técnica, crítica e ética passa a ter um estatuto jurídico próprio e incide sobre ele uma série de regras peculiares. É como um casamento onde existem regras, direitos e deveres a partir do momento em que se casa. O advogado passa a ter um regime jurídico pautado por uma série de prerrogativas e uma regulação fiscalizatória muito forte”, explica.
Na segunda parte da noite o doutor André Luiz Pontarolli trouxe o tema “Colaboração premiada e os novos desafios da advocacia criminal”. O advogado convidado relatou sobre sua experiência profissional dentro da Operação Lava Jato que acontece em Curitiba. “Tenho uma boa experiência em vários casos onde se realizou a delação premiada que é este expediente probatório de ordem criminal que é desafiador para o profissional advogado. A advocacia criminal é uma função difícil onde muitas vezes se luta contra o sistema e a colaboração premiada é uma oportunidade para a defesa encurtar algumas situações, mas por se tratar de um instrumento novo a lei não está perfeitamente regulamentada o que deixa brechas, mas a tendência é de que seja um instrumento importante na área do direito criminal”, relata.