1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Aleitamento Materno foi tema da palestra do Outubro Rosa no Bressan

Ação foi direcionada às gestantes e abordou quais as maneiras mais fáceis de proceder durante a amamentação

11/10/2018 - 08:49


As atividades relacionadas ao Outubro Rosa estão sendo realizadas em diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e demais serviços públicos do município. Nesta quarta-feira foi a vez da Unidade do Jardim Bressan/Cézar Park mudar a rotina e proporcionar uma tarde diferenciada para mulheres, principalmente gestantes e lactantes. O tema escolhido para a abordagem foi Aleitamento Materno.

As mulheres receberam informações das profissionais do Banco de Leite do Hospital Bom Jesus. A palestra foi direcionada às gestantes e abordou quais as maneiras mais fáceis de proceder durante a amamentação. O que fazer para ter a produção eficaz de leite e também quais são os malefícios (exemplo: mamadeira e chupeta). “O objetivo é que consigam se virar para que não precisem sair de casa logo após o parto”, disse a Técnica de Enfermagem do Banco de Leite, Sonia Seger. Uma das preocupações apontadas por ela são referentes à dificuldade de passarem as informações para as mulheres Haitianas, por conta da comunicação. A amamentação reduz os casos de câncer de mama, pois reduz o risco de hemorragias uterinas.

A Coordenadora da UBS, Anggie Graciele da Silva Martins, justificou a atividade. “Nós optamos em trazer o tema do aleitamento materno, pois durante todo o ano falamos sobre o preventivo, então resolvemos ampliar a discussão incluindo a questão do aleitamento, pois também é uma das formas de prevenir o câncer de mama”, alertou.

Durante a tarde, a médica da UBS também abordou sobre o câncer de mama e colo de útero. Alguns voluntários da comunidade proporcionaram um “Dia de Beleza” com as mulheres, realizando limpeza de pele, fazendo as unhas e sobrancelhas. “Essa é uma forma delas se verem como mulher. Às vezes, por conta da gestação ou de outras rotinas acabam perdendo o foco do autocuidado”, comentou a Coordenadora.

A atividade contou também com a parceria do Florir Toledo, que forneceu flores para as mulheres e uma almofada feita com camomila, para alívio das cólicas do bebê e das dores decorrentes da gestação. A Cozinha Social também contribuiu com o fornecimento do lanche.

Sem nome %281144 x 250 px%29