O curso de Letras Língua Portuguesa e Libras da FAG Toledo realizou em parceria com a UTFPR de Toledo um evento em alusão ao Dia do Surdo, celebrado em setembro. A mesa redonda e o bate papo “Dia do Surdo: Luta, Acessibilidade e Herança Cultural”, contou com a participação de acadêmicos, docentes e comunidade surda de Toledo r Região. Os estudantes do curso de Letras Língua Portuguesa e Libras da FAG Toledo participaram em peso do evento realizado no campus da UTFPR em Toledo.
Durante o encontro, quatro surdos compartilharam suas experiências de vida com os presentes. Os docentes Flávio Kottwitz, Franciele Giza e Katiuscia Wagner e o estudante universitário Julio Marcos de Souza abordaram sobre suas experiências desde a descoberta da surdez, com suas famílias, anseios, escolarização e conquistas. “Eles fizeram uma reflexão sobre assuntos atuais e importantes como a questão da língua natural e a língua materna, a inclusão educacional e os movimentos sociais surdos. Também fizeram uma abordagem sobre representatividade, educação, escola, mercado de trabalho, lutas e resistência”, elenca a professora Gisele Minozzo dos Santos, responsável pela organização do evento junto com a professora Aline Pin.
As palestras foram realizadas na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e os ouvintes que estavam presente acompanharam as informações através dos tradutores para a Língua Portuguesa, trabalho realizado pelas intérpretes Aline Keryn Pin, Denise Francielle Dumke, Gisele Minozzo dos Santos, Joice Silveira e Débora Michela Prediger.
Palestrantes
O palestrante Flávio Kottwitz Junior é docente da Escola ACAS de Cascavel e atua na SURDOVEL. Já a palestrante Francieli Giza é docente da Unioeste Toledo e docente da Sala de Recursos Multifuncional e Formação de Docentes em Toledo. Julio Marcos Souza é acadêmico do curso de Filosofia da Unioeste Toledo e Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Katiuscia Wagner é docente da Escola ACAS de Cascavel e da Unioeste Campus Cascavel.