1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

CULTURA

Arte e Dança: Pequenos que Brilham reuniu mais de três mil estudantes no Teatro

O objetivo era promover os saberes e propiciar aos participantes momentos de conhecimento, reflexão e fruição por meio das produções artísticas

16/11/2018 - 09:04


A Secretaria Municipal de Educação promoveu nesta terça e quarta-feira (13 e 14) o Arte e Dança: Pequenos que Brilham. O evento reuniu mais de três mil estudantes da Rede Municipal de Ensino, entre Pré II e 5º Ano. O evento contemplou todas as linguagens artísticas: a música, o teatro, dança, artes visuais, artes literárias e o artesanato, trabalhados em cada escola, no decorrer do ano letivo.

O objetivo era promover os saberes e propiciar aos participantes momentos de conhecimento, reflexão e fruição por meio das produções artísticas. A responsabilidade da organização ficou por conta dos professores de Educação Física, de Artes e de alguns regentes de turma. É o segundo ano que o festival tem esse formato, mas a atividade acontece há mais de uma década.

A proposta é lançada no início das aulas nas escolas e as atividades são desenvolvidas durante o ano. Os professores de Educação Física ficam responsáveis em trabalhar a parte de danças. Para isso são sorteados os estilos e gêneros que cada escola deve apresentar (indígena, africana, dança de salão, folclórica, dança urbana, retrô, entre outras). Em seguida, cada professor elabora sua coreografia.

Já os professores de Artes trabalham todas as linguagens (artes visuais, música, teatro, artes literárias, entre outras). Enquanto a dança é trabalhada com os alunos dos quintos anos, a Arte envolve os estudantes do Pré I ao 5º ano.

O sucesso do evento é facilmente constatado no sorriso e empolgação de cada participante. A estudante do 3º Ano da Escola Tancredo de Almeida Neves, Maria Eduarda (8), não disfarçou em nenhum momento a alegria de fazer parte dos Pequenos que Brilham. “Apresentamos uma coreografia de super-heróis, eu fiz a Hucka. Nós ensaiamos bastante durante o ano e gostei muito de estar aqui. Ano que vem eu quero voltar”, contou a pequena após seu grupo fazer uma apresentação de GR.

O Coordenador de Educação Física da Smed, Reinaldo Rahyn Bento, é um dos organizadores do Arte e Dança: Pequenos que Brilham. Ele salientou a importância do evento. “A Arte e a Dança traduzem uma emoção, um sentimento, a vontade de trazer algo diferente. Muitas crianças nunca pisaram no palco do Teatro Municipal e para muitas essa foi a primeira oportunidade de fazer isso. A Dança e todas as linguagens são formas de mostrarem seu trabalho e seu talento para outras escolas e também de despertar oportunidades para as crianças em várias modalidades. Aqui elas deixam de ser o João, a Maria, o Pedro, a Laura e passam a ser os ‘artistas’ João, Maria, Pedro e Laura. É uma vivência que vai marcar durante toda a vida deles”, afirmou Reinaldo.

Além de movimentar as habilidades e empenho da criançada, o festival também mobiliza a criatividade dos professores envolvidos. “É muito interessante ver o quanto eles se dedicam. Eles se envolvem demais e se realizam no palco”, afirmou a Professora e Coreógrafa Jakeline Glass. “Eu já trabalho com coreografias, mas o tema que nós sorteamos eu nunca tinha trabalhado. Então para nós também é um desafio, pois temos sempre que nos atualizar”, comentou a professora.

Nos dois dias de atividades, além dos trabalhos expostos no salão de entrada do Teatro Municipal, foram realizadas 54 apresentações artísticas, ao todo. Em cada período os alunos tiveram acesso a lanches e ao transporte das suas escolas.

Sem nome %281144 x 250 px%29