Casa de not%c3%adcias 1144x150

SAÚDE

Dezembro Laranja: se exponha, mas não se queime

Mutirão de atendimento no dia 1º de Dezembro vai oferecer à população toledana exame preventivo gratuito

16/11/2018 - 17:56


Todo mundo quer um lugar ao sol, mas cuidado(!), a depender da hora e da quantidade essa não é uma boa ideia. Enquanto alguns médicos defendem um pouco de exposição para sintetização da Vitamina D, os dermatologistas pedem atenção, pois o sol em excesso é perigoso. Por isso, às vésperas do verão a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) lança a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele. Esse ano o Dezembro Laranja tem como lema: “Se exponha, mas não se queime”.

O mutirão de atendimento, realizado há 20 anos por dermatologistas de todo o Brasil, acontece em 2018, no dia 1º de Dezembro. Segundo dados da SBD a ação já beneficiou mais de 594 mil pessoas em todo o país, tendo recebido certificação do Guinness World of Records pela realização do maior atendimento médico do mundo em um único dia e por ser a maior campanha mundial de prevenção ao câncer da pele. Em Toledo, só no ano passado 208 pessoas foram atendidas e 18 casos de câncer de pele diagnosticados durante a ação.

Para esse ano, os dermatologistas da cidade prepararam uma palestra de abertura com esclarecimento e aconselhamento quanto à importância de adotar medidas preventivas. Durante o dia serão ofertados ainda, exames preventivos gratuitos, na sede da Unimed. “É um serviço voluntário de todos os dermatologistas da cidade, nessa edição com a participação dos alunos de Medicina da UFPR, para conscientizar a população e oferecer um atendimento a quem não tem acesso em outra ocasião” explica a coordenadora do Dezembro Laranja em Toledo, médica dermatologista, Fabíola Welter Ribeiro ao destacar. “Nosso trabalho de conscientização vai até o fim do Verão, em março, pois é um período em que a população se expõe mais ao sol”.

Os dermatologistas Orley Campagnolo, Simone Furlan, Manuela Zucchi, Luciana Azevedo Roman Coelho, Karine Sperafico Pisoni Kram e Auro Prochnau também estarão envolvidos no Mutirão em Toledo.

Câncer de pele - O câncer de pele é o tumor mais frequente na população brasileira, com 176 mil novos casos ao ano. Ele conta com três tipos: o Carcinoma basocelular, o Carcinoma espinocelular e o Melanoma maligno, que conforme destaca a dermatologista Fabíola Welter Ribeiro, na maioria dos casos é fatal. “O Melanoma quase sempre mata. Então existe o risco à vida, a saúde, o risco estético, além do risco funcional e temos que ter em mente que tudo isso é evitável”. 

A ausência de sintomas da doença faz com que as pessoas procurem por um dermatologista mais tarde do que o indicado. “Por isso insistimos tanto na prevenção, que se dá com o uso de acessórios que protejam do sol, o protetor solar, roupas adequadas para exposição, cuidados com os horários e o acompanhamento do dermatologista, nem que seja uma vez ao ano, além da busca por uma avaliação profissional sempre que uma manchinha diferente seja notada”, completa Fabíola.

Mas o que deve chamar a atenção na pele de uma pessoa¿ Manchas cor de rosa com casquinha ou manchas escuras em regiões que recebem mais sol, como braços e rosto são um alerta. Outro exemplo, são pessoas que contam com muitas manchas no corpo e, de repente, nota um comportamento diferente em uma delas. “Nuances diferentes de cor na mesma lesão, um bordo assimétrico e um crescimento diferente das outras manchas tem que chamar a atenção, em especial para o risco de melanoma”.

Pessoas com pele clara, com idade mais avançada e/ou que se expuseram muito ao sol ao longa da vida devem redobrar a atenção.  “Não espere sintomas. O câncer de pele faz ferida, coça ou dói, quando já está mais avançado”, alerta a dermatologista.

Vitamina D – A vitamina D - também conhecida como vitamina do sol - é um hormônio esteroide lipossolúvel fundamental para saúde. A principal função dela no organismo é facilitar a absorção de cálcio, mas sua ausência pode proporcionar uma série de outras complicações. Ela é produzida com maior intensidade ao se tomar sol das 11h às 13h, mas o período é justamente o que mais causa danos à pele. “Estudos científicos apontam que até os 18 anos as pessoas já tomaram todo o sol necessário para desenvolver câncer de pele mais tarde. Os estudos também dizem que se você tomar até 15 minutos de sol numa região da proporção dos antebraços você fixa bem a Vitamina D e o Cálcio. Então o que a gente sugere é que as pessoas escolham o horário de tomar sol e não tomem em excesso”, finaliza a dermatologista, Fabíola Welter Ribeiro.

Dezembro Laranja - Com a intenção de estimular a população na prevenção e no diagnóstico ao câncer da pele, em 2014 a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) deu iniciou ao movimento de combate ao câncer da pele batizado “Dezembro Laranja”. Desde então, sempre no último mês do ano, a entidade realiza ações para lembrar como evitar o câncer mais comum no país e convida a população a compartilhar nas redes sociais uma foto vestindo uma peça de roupa laranja, publicando-a com a hashtag #dezembrolaranja.

Serviço

Mutirão de Prevenção ao Câncer de Pele com exame preventivo gratuito

Data: 01/12/2018

Local: Rua Santos Dumont, 2705 (Unimed Costa Oeste, Toledo -Paraná)

Horário: das 9h às 15h

 

Da redação.

Sem nome %281144 x 250 px%29