Casa de not%c3%adcias 1144x150

CULTURA

Mapeamento cultural movimenta Toledo

Multiplicadores mapeiam artistas e agentes culturais da cidade através de projeto financiado pela Unesco

28/11/2018 - 16:20


Desde o dia 19 de novembro um mapeamento cultural está sendo realizado em Toled por meio do projeto Fortalecendo Redes Culturais. A iniciativa é do CEBRAP – SP e fincanciada pelo IFCD (International Fund for Cultural Diversity) da Unesco.

Os multiplicadores culturais de Toledo iniciaram as atividades na última segunda feira (19) com a função de localizar, contatar e entrevistar artistas, agentes, produtores e fazedores de cultura da cidade. Os dados coletados serão tabulados e irão mensurar o cenário cultural de Toledo. As principais informações de atuação, localização e contatos dos agentes mapeados ficarão disponíveis no site www.redesculturais.org.br após o termino do projeto. O site vai ajudar a compartilhar, difundir e a criar de fato uma rede de cultura, onde todos os atores, agentes e interessados possam atuar na articulação entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil, buscando incentivo e verba para fomentar cada vez mais a cultura em Toledo.

Em Toledo, o CEU das Artes recebeu os professores Ana Paula do Val e Danilo Oliveira, que realizaram o curso de formação de atores culturais, bem como a oficina de mapeamento e diagnóstico. As atividades que aconteceram de 05 a  14 de novembro, tiveram total apoio da Secretaria de Cultura de Toledo, representada por Odenilson Elias dos Santos, da Coordenadora de Cursos Mara Oliveira e da equipe de gestão do CEU das Artes. Durante os cursos de formação, Lenon Rodrigues - representante do Ministério da Cultura - também esteve presente para acompanhar as atividades no equipamento cultural, que está localizado no Jardim Europa e foi o primeiro CEU das Artes inaugurado no Brasil.

Fortalecendo Redes Culturais

Fortalecendo Redes Culturais é um projeto pensado tendo os equipamentos CEUs das Artes como centralidade, a intensão é colaborar para o fortalecimento da interlocução dos CEUs com as comunidades culturais locais e, portanto, reforçar sua característica de descentralização e adaptação aos contextos locais. Têm como apoiadores o Ministério da Cultura, as estruturas locais de política cultural de cada um dos municípios e a própria gestão dos CEUs.

O projeto é dividio em duas etapas. A primeira consiste em um programa de formação de atores culturais com o objetivo de ampliar e qualificar as possibilidades de atuação nas cadeias locais de produção cultural, bem como favorecer uma interlocução mais qualificada entre gestores públicos e atores da sociedade civil.

Já a segunda parte é um conjunto de atividades envolve o mapeamento e o diagnóstico das principais demandas dos grupos e agentes que atuam nas cadeias de produção cultural da cidade. Esse levantamento é realizado em parceria com cinco multiplicadores locais, participantes dos cursos de formação e escolhidos para pesquisar o cenário cultural da cidade durante 30 dias.

Os multiplicadores são contemplados por uma bolsa auxílio de R$ 1500,00. Toledo está entre as quatro cidades escolhidas para receber o projeto, que já ocorreu em Embu das Artes (SP) e acontece ainda em Macapá (AP) e Serra Talhada (PE), a partir de 2019.

Sem nome %281144 x 250 px%29