A tranquilidade foi a ponto forte do Vestibular Unioeste 2019, realizado neste domingo (02) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. O concurso atraiu 12.195 estudantes (abstenção de 13,11% em relação aos 14.035 inscritos – dentro da média de edições anteriores) de diversas regiões do estado e do país interessados em ingressar numa das melhores instituições de ensino superior do mundo. As provas, realizadas nos períodos matutino e vespertino, ocorreram em sete cidades do Paraná: Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon, Maringá e Toledo.
Pela manhã, os candidatos tiveram três horas para elaborarem a redação e responderem 21 questões de Português, Língua Estrangeira (espanhol ou inglês) e Literatura. Com quatro horas de duração, a prova à tarde contou com 56 questões de Biologia, Geografia, História, Filosofia, Física, Matemática, Sociologia e Química.
Em jogo, 2.226 vagas para 68 cursos de Graduação – 65 presenciais distribuídos em cinco câmpus da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo) e três a distância oferecidos em 25 polos de todo o Brasil – principal novidade desta edição do vestibular.
De acordo com o diretor do Concurso Vestibular, Paulo Renan Effgen, a realização das provas envolveu um grande esforço de planejamento e logístico, o qual culminou num evento de grande sucesso. “Foram meses de trabalho para que tudo corresse bem hoje. Intercorrências sempre existem, mas, de forma geral, o vestibular foi tranquilo, sem maiores problemas”, avalia.
Concorrência e segurança – Tradicionalmente, o curso de Medicina é o que tem a maior concorrência e dessa vez não foi diferente: 158,05 candidatos/vaga para o câmpus Cascavel e 130,70 para Francisco Beltrão. Em seguida aparecem Odontologia (25,95/Cascavel) e Direito (24,60/Foz do Iguaçu, 23,85/Francisco Beltrão e 22,40/Marechal Cândido Rondon). No câmpus de Toledo, o curso mais concorrido é Engenharia Química (7,20). Entre os cursos a distância, o de maior concorrência é o de Letras – Libras/Bacharelado no polo Apucarana (3,15).
Para evitar fraudes, várias medidas de segurança foram tomadas, como o uso de detectores de metais. Ao todo, o Vestibular Unioeste contou com mais de 1.300 colaboradores trabalharam na coordenação, segurança, apoio e fiscalização de salas, corredores, edificações e arredores. Nenhum incidente mais grave que atentasse contra a lisura da prova foi registrada, apenas pequenos incidentes. “Em Francisco Beltrão, pela manhã, tivemos o caso de um vestibulando que pulou o muro. À tarde, em Cascavel, dois candidatos tentaram forçar a entrada num dos locais de prova. Em todos estes casos, nossa equipe estava atenta e conseguiu conter tais ações”, observa Effgen.
Banca especial – Preocupado com a acessibilidade, o Vestibular Unioeste 2019 também organizou-se para receber candidatos com deficiências (auditiva, motora e visual) e distúrbios psicológicos (dislexia e transtorno de deficit de atenção e hiperatividade [TDAH]). Ao todo, 57 candidatos com algum destes quadros tiveram à sua disposição uma banca especial (com intérpretes de Libras, transcritores, ledores, gráficos de questões da prova em alto relevo, entre outros recursos que lhe propiciaram igualdade de condições, como o acréscimo de 50% de tempo em relação aos demais postulantes a uma vaga na instituição.
Mais da metade deles (29) fizeram as provas em Cascavel, 11 em Francisco Beltrão, 11 em Toledo, quatro em Foz do Iguaçu e dois em Marechal Cândido Rondon. “Motivados pela inclusão dos cursos de bacharelado e licenciatura em Letras/Libras, tivemos um aumento considerável no número candidatos que solicitaram esse atendimento diferenciado em comparação ao vestibular do ano passado”, relata a coordenadora da Banca Especial do Vestibular Unioeste 2019, Lúcia Terezinha Zanato Tureck.
Próximos passos – Os candidatos puderam sair dos locais de prova levando consigo o caderno de provas. Com isso, eles poderão consultar o gabarito provisório que será publicado até as 22 horas deste domingo no site www.unioeste.br/vestibular. Os recursos contra as respostas poderão ser impetrados nesta mesma página até às 23h59 de quarta-feira (05).
As notas da redação sairão no começo da próxima semana, com admissão de recursos até três dias depois da publicação. Conforme está determinado no Edital de Abertura do Vestibular Unioeste 2019, o prazo para a divulgação da lista de aprovados encerra-se em 21 de dezembro (sexta-feira), após evento público que reunirá estudantes, pais, professores e autoridades. “A partir de agora, toda nossa equipe vai acelerar os trabalhos para que o resultado seja conhecido o mais rapidamente possível, respeitando-se, claro, todos os prazos recursais. Estamos trabalhando com a possibilidade de fazermos esta festa no dia 16, mas não temos nada confirmado ainda”, pontua o diretor.
EDUCAÇÃO
Vestibular Unioeste 2019 é realizado em clima de tranquilidade em 7 cidades do PR
Prova teve índice regular de abstenção e não registrou incidentes graves de segurança
Mais lidas
- 1Saúde amplia horário em mais duas unidades de saúde
- 2Cesta Básica em Toledo fica mais barata em junho de 2025, mas ainda consome quase metade do salário-mínimo
- 319 anos da Lei Maria da Penha: Mesa redonda na OAB/Toledo vai debater violência de gênero nas redes sociais
- 4Biopark promove workshop sobre Terapia Hormonal com especialista nacional
- 5Delegação recorde e projetos premiados marcam a participação do Sicredi em evento internacional sobre cooperativismo de crédito
Últimas notícias
- 1Conferência IA360: evento de inteligência artificial traz grandes especialistas do setor para Toledo
- 2Certi Coopagro promove tarde cultural neste sábado (26), em celebração ao dia dos avós
- 3Paraná realiza a conferência de políticas para mulheres de 29 a 31 de julho, em Foz do Iguaçu
- 4“Noite de Gala 8” terá apresentação gratuita da Missa da Coroação, de Mozart, no Teatro Municipal Sefrin Filho
- 5Unioeste campus de Toledo vive novo momento com obras entregues e mais acessibilidade