Casa de not%c3%adcias 1144x150

EDUCAÇÃO

Alunas surdas defendem TCC em Libras na FAG Toledo

Acadêmicas realizam pesquisa sobre educação bilíngue e a importância dos pais aprenderem Libras para se comunicar com filhos surdos

11/12/2018 - 14:05


Duas bancas especiais de TCC ocorreram na última semana. As acadêmicas surdas Jheniffer Pierobon e Flaviana Machado, do curso de Letras Língua Portuguesa e Libras da FAG Toledo realizaram a apresentação de defesa em Libras. As duas estudantes são portadoras de surdez profunda, não possuem oralidade e dependem totalmente da Língua Brasileira de Sinais para a comunicação. Os trabalhos foram orientados pela professora Malu Moura que explica a complexidade do processo. “O trabalho escrito, de pesquisa, precisa ser feito em Língua Portuguesa, portanto é um processo demorado. Muito das leituras que os ouvintes fariam e interpretariam com clareza, elas acabam tendo mais dificuldade”, explica.

A acadêmica Flaviana Machado já é graduada na área de Informática, experiência que foi bastante útil na hora de desenvolver o trabalho de pesquisa e textualização. “Estou muito feliz e orgulhosa de ter terminado o curso. Para mim foram anos de muito aprendizado e crescimento”, comemora a estudante que escolheu o tema “Educação bilíngue” para o trabalho de conclusão.

A acadêmica Jheniffer surpreendeu a banca na hora da apresentação. “Nós ficamos surpresos com a facilidade com que ela trouxe o tema e apresentou para nós. Soubemos que ela passou a noite anterior estudando para que o trabalho ficasse impecável e com certeza foi um resultado digno de aprovação”, comenta a orientadora.

Jheniffer conheceu a Libras com 15 anos de idade, não é ouvinte e não tem língua oral. O atraso na vivencia com a língua que possibilitou ampliar de forma significativa sua comunicação, foi compensado durante os anos da graduação. A necessidade dos pais aprenderem a língua de sinais para a comunicação com os filhos surdos foi o tema escolhido por ela para o trabalho de conclusão.  

Os familiares das acadêmicas assistiram as apresentações dos trabalhos no fundo da sala. “Eu agradeço muito a família, o apoio recebido, pelos professores também, pelo crescimento e conhecimento adquirido. Estou muito feliz”, comenta Jheniffer.

A professora e intérprete de Libras, Francieli Giza, também participou das orientações dando suporte ao trabalho da docente Malu Moura.

 

Fonte: Álvaro Soares/Assessoria FAG Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29