1144x150 %284%29

EMPREENDEDORISMO

Incubadora do PTI terá sua quarta unidade, em Londrina

Acordo de cooperação entre o PTI e a Prefeitura de Londrina para a implantação de uma unidade foi assinado na segunda-feira

19/12/2018 - 13:36


A Incubadora do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) terá a sua quarta unidade instalada em Londrina no início de 2019. No primeiro edital de incubação, serão selecionadas 45 ideias de empresas que poderão ser transformadas em novos negócios para a cidade, nas áreas de agro, cidades inteligentes, saúde e educação.

O acordo de cooperação entre o PTI e a Prefeitura de Londrina para a implantação de uma unidade da Incubadora Santos Dumont no município foi assinado nessa segunda-feira (12), na sede da administração municipal. A unidade de Londrina será a primeira fora do Oeste do Paraná. Atualmente, a Incubadora tem sedes em Foz do Iguaçu (no PTI e na Uniamérica) e em Marechal Cândido Rondon.

O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Marcos Stamm, participou da solenidade de assinatura e comentou o motivo de Londrina ter sido escolhida para sediar uma unidade da Incubadora. “A escolha por Londrina é muito natural, porque hoje a cidade é um polo reconhecido de Tecnologia da Informação”, afirmou. “A Incubadora vem a somar, potencializando os processos e gerando muito desenvolvimento para a região”, complementou Stamm.

A instalação da Incubadora com essa finalidade, segundo o diretor superintendente do PTI, Jorge Augusto Callado, vem ao encontro da missão do PTI de promover o desenvolvimento territorial sustentável, e faz parte ainda do calendário de comemoração dos 15 anos do Parque, completados em outubro deste ano.

O local onde a Incubadora será instalada em Londrina ainda não está definido, mas o primeiro edital da unidade deve ser lançado no início de 2019. As 45 ideias de negócios selecionadas para participar da etapa de qualificação, com duração aproximada de três meses. Após essa fase, os empreendedores serão avaliados por uma banca de especialistas e serão selecionadas nove empresas para entrar no processo de incubação.

Conforme Jorge Callado, na unidade de Londrina a prioridade serão as startups de base tecnológica e, aquelas que não tiverem, será feito um “link” para que tenham. “É um novo ciclo de desenvolvimento para a cidade, que gera emprego e renda. Não tenho dúvida que a Tecnologia de Informação vai ser o grande novo ciclo de desenvolvimento da economia de Londrina”, disse o prefeito da cidade, Marcelo Belinati.

Governança Municipal

Na solenidade de assinatura o PTI também disponibilizou à Prefeitura um software livre de governança municipal com diversas funções que podem ser adaptadas à realidade local, incluindo um módulo para o Portal de Transparência desenvolvido a pedido e referenciado pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR).

Sem nome %281144 x 250 px%29