1144x150 %284%29

EDUCAÇÃO

Parceria estratégica para promover estágio remunerado no exterior

O programa de mobilidade internacional  é a oportunidade de conciliar o intercâmbio fora do Brasil com o aperfeiçoamento profissional na prática

19/12/2018 - 16:57


A educação adquirida ao longo da vida por meio de experiências internacionais é uma aptidão essencial para o mundo de hoje. A capacidade de se adaptar a diferentes ambientes ajuda a cultivar o pensamento, a vitalidade e a criatividade. Entre os diferentes programas de mobilidade internacional, um dos que vem chamando a atenção dos alunos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), é a oportunidade de conciliar o intercâmbio fora do Brasil com o aperfeiçoamento profissional na prática, ou seja, atuando no mercado de trabalho.

 

Com o objetivo de ser uma fonte de enriquecimento cultural para o aluno em mobilidade e a comunidade anfitriã, a International Association for the Exchange of Students for Technical Experience (IAESTE) em 64 anos já proporcionou a mais de 330 mil estudantes esta vivência. Fundada em 1948 pelo Imperial College, no Reino Unido, a IAESTE está presente em 6 continentes em mais de 80 países associados, e gerencia em média 3.500 estágios por ano.

 

Aos empresários brasileiros interessados em receber um aluno internacional, as oportunidades são inúmeras, desde ampliar ganhos de produtividade e competitividade, receber estudantes qualificados e altamente motivados, ser um instrumento de internacionalização para a empresa e colaboradores, e sobretudo proporcionar troca cultural e de know-how. O processo é simples e a contratação deve obedecer a legislação de estágio brasileira.

 

Em contrapartida, a Unioeste oferece aos alunos estrangeiros a oportunidade de conviver com estudantes de sua área do conhecimento além de poder usufruir de toda a estrutura de nossos campi (laboratórios, bibliotecas, sala de aula, etc.), contando com a orientação de professores, serviço de acolhimento (www.unioeste.br/buddy), programas de línguas (IsF e PFI) e demais serviços prestados pelo International Office Unioeste. 

 

O discente do curso de Ciência da Computação, campus Cascavel, Murilo Francisco Schaefer, está atualmente na Vrije Universiteit Brussel (Bélgica), onde ficará durante 12 meses atuando na aplicação de Machine Learning na área de Neurologia. Para Murilo a visão de mundo proporcionada pelo intercâmbio está superando as expectativas, “sua vida é formada pela sua experiência ao longo dos anos. O intercâmbio é uma experiência sem igual que todos deveriam ter a possibilidade de fazê-lo”.

 

 

 

Sem nome %281144 x 250 px%29