1144x150 %284%29

TOLEDO

Estudando em casa, toledana tira nota máxima na redação do ENEM

Gabriela Correa estudava até 12 horas por dia e foi uma das 55 pessoas que atingiram a nota mil no país

18/01/2019 - 17:17


Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foram divulgados nesta sexta-feira (18) pelo INEP. Entre os mais de 4,1 milhões de candidatos, apenas 55 tiraram a nota máxima na redação do exame. No meio desta parcela praticamente exclusiva de estudantes está a toledana Gabriela Correa, de 21 anos.

Ela passou o ano inteiro estudando em casa com o objetivo de atingir uma boa nota para ingressar no curso de medicina. “Eu estudava entre dez e 12 horas por dia, sempre lendo e escrevendo sobre assuntos do cotidiano e o que acontecia ao meu redor. Era a forma que me ajudava nos estudos e que me fazia entender mais sobre o mundo em que vivemos”, conta ela, que antes de decidir estudar por conta própria já havia frequentado escola particular e um cursinho preparatório.

O tema da redação 'Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet' não foi nenhuma surpresa para a estudante. “Eu já estava familiarizada com este conteúdo. Era algo que eu discutia até mesmo em roda de amigos. Nós da “geração Netflix” temos que ter bagagem e olhar crítico a respeito de tudo o que nos rodeia”, destaca Gabriela, comentando ainda que sabia que tinha ido bem na redação. “Eu só não esperava tirar a nota máxima”.

A toledana também revela que um dos aspectos que a fez atingir um bom resultado foi a tranquilidade com que fez a prova. “Eu estava com meu psicológico em paz. Isso pode ser difícil para muitos estudantes, mas temos que ter em mente que quanto mais nervoso estivermos mais difícil vai parecer o exame. Então uma das chaves para um bom desempenho é manter a calma”.

Ela ressalta ainda que seu êxito não pode ser chamado de meritocracia. “Não foi uma questão apenas de esforço e boa vontade. Junto com isso eu tive oportunidades que muitos de nós, negros, não têm. Então eu agradeço a cada um que me apoiou e que contribuiu para que eu chegasse a este resultado”, afirma a jovem, que prestou o ENEM pela sétima vez e que a nota mais baixa que tirou foi 800.

Para os estudantes que vão fazer o exame em 2019, Gabriela deixa uma dica valiosa. “Conhecimento não é só o que está na apostila. Conhecimento é tudo o que estão a nossa volta. Devemos olhar tudo com um olhar analítico, ser curioso e trazer para o dia a dia os conceitos que estudamos nos livros”.

Agora a toledana vai esperar pelo início das inscrições para o Sisu 2018, que será na terça-feira (22). “Quero ver se consigo entrar na turma de medicina da Unioeste em Cascavel. Vamos ver o que vai acontecer. Se não der, vou continuar tentando”.

 

 

Por: Redação

Sem nome %281144 x 250 px%29