Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

ESPORTES

Acampamento de GR reúne atletas de Toledo e da Bolívia

 O curso está sendo ministrado no ginásio do Sesi, centro de treinamento da equipe

28/01/2019 - 19:34


Atletas da equipe de Ginástica Rítmica de Toledo e da Bolívia estão participando desde sábado, 25, de um acampamento de GR em Toledo. O curso está sendo ministrado no ginásio do Sesi, centro de treinamento da equipe, e estende-se  até o dia 2 de fevereiro, com atividades diárias, incluindo orientações sobre objetivos e foco do atleta, preparação física, balé e montagem de coreografias, visando as competições deste ano.

O trabalho no sábado começou com o professor Franz Menegazzo, gestor do projeto de GR de Toledo. Ele falou ao grupo sobre a importância de ter foco nos objetivos propostos, gratidão e os riscos da autossabotagem. “Se você perde tempo do horário de treino olhando as redes sociais no celular ou se você faz um lanche extra, você está se autossabotando”, destacou ele, mensurando o quanto representa ao longo do ano cinco minutos do horário de treino no celular por dia ou um lanche extra na alimentação do atleta. “É preciso ter foco e metas”, frisou ele, citando um exemplo próprio. Ele cortou o refrigerante regular na sua alimentação e isso representou sete quilos a menos ao longo de um ano. Segundo ele, cinco minutos de treino nas redes sociais representam seis dias de treino a menos ao longo do ano. “O atleta precisa pensar nisso ao se comparar com outros atletas que estão na seleção ou no topo do pódio. Se ele quer chegar lá também precisa de dedicação e foco, desde as pequenas coisas, e saber que todo o ato tem uma consequência”.

Na sequência, as ginastas tiveram uma breve conversa com o empresário Pedrinho Furlan, que ao lado da esposa, dona Moema Furlan, sempre foi um grande incentivador da modalidade. Pedrinho fez uma breve análise do momento atual, tanto político como econômico, e do esforço para proporcionar às atletas as melhores condições, tanto para os treinos como para participar das competições. “Sejam gratas e demonstrem a sua dedicação dando o melhor de cada uma. Vocês têm os melhores profissionais e a melhor estrutura para a prática deste esporte. Sejam gratas pelo que estão recebendo e se esforcem para dar o melhor retorno àquilo que estão recebendo”, completou.

Segundo ele, na maioria dos clubes, as ginastas pagam para treinar, enquanto que em Toledo as atletas tem uma estrutura de ponta e profissionais reconhecidos internacionalmente para orientá-las. Ele destacou que apesar das limitações da idade e da situação política e econômica do país, continuará trabalhando para que o projeto tenha continuidade.

Antes de iniciar um trabalho de preparo físico e técnico das atletas, a coordenadora técnica do projeto de GR de Toledo, Anita Klemann, relembrou das dificuldades financeiras que o projeto teve, antes da entrada no processo do empresário Pedrinho Furlan, e a participação dele para sanar estes gargalos, através de patrocínios e do envolvimento efetivo da prefeitura de Toledo e do Sesi. Ela também destacou o trabalho do casal, especialmente da dona Moema, no cuidado com as meninas e orientações, incluindo até detalhes de comportamento e etiqueta.. “Eles sempre tiveram uma atenção muito grande com as nossas ginastas, com o projeto, e sempre se preocuparam com todos os detalhes”, observou.

O curso continua até o dia 2 de fevereiro, com atividades diárias, das 8 às 11h30min e das 13h30min às 17h, no ginásio de esportes do Sesi, centro de treinamento da equipe de rendimento de GR de Toledo.

O projeto de Ginástica Rítmica de Toledo, com 28 anos de atuação no município, conta com as parceiras do Sesi e prefeitura de Toledo e  com o co–patrocínio de O Boticário e Itaipu Binacional, através de recursos obtidos pela da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte/Governo Federal.

C%c3%b3pia de web banner 1144x250px