Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

GERAL

Demitidos da Transportec falam aos vereadores sobre a paralisação

A empresa também foi convidada a se manifestar sobre os impasses, mas não compareceu

08/03/2019 - 18:00


Vereadores receberam na sessão ordinária de quinta-feira (7), os demitidos da Transportec, empresa responsável pela coleta de lixo em Toledo. A empresa também foi convidada a fazer uso da tribuna para esclarecer as questões sobre o impasse da paralisação, no entanto não compareceu.

O representante dos funcionários, Fábio Ferreira dos Santos, disse que atua há dois anos na empresa e reclamou da falta de equipamentos de proteção dos coletores e da situação da frota de caminhões, além da dificuldade de manter o serviço pela falta de crédito da empresa no comércio para consertar um pneu furado do caminhão de coleta de lixo.

O representante disse aos vereadores que 30 dos 50 funcionários foram demitidos na quarta-feira, dia 6 de março. “Nós caiu tudo junto, vamos levantar tudo junto” (sic), disse o representante dos funcionários da coleta de Toledo, afirmando que ninguém deu satisfação a eles, seja o dono da empresa ou o próprio prefeito. “Sei que o poder público pode ser mais ocupado que nós”, disse ele, reclamando, porém que a situação receba atenção, apontando a falta de material como luvas e os problemas com os caminhões.

Segundo Fábio há muito chorume e vidros no lixo e as luvas duram no máximo três dias e a empresa quer que durem até 15 dias. Ele reclamou também dos caminhões, afirmando que deveriam ser verificados em sua chegada, afirmando que foram sete frotas em menos de cinco meses. Fábio disse que os problemas não se deveram ao uso feito pelos funcionários, pois eles cuidam o equipamento, “porque é dali que sai o nosso pão”.

O representante dos funcionários da Transportec disse que o quadro é difícil porque não há condições de trabalho. Ele afirmou aos vereadores que não conseguiram colocar 50 litros de óleo diesel no posto e foram fazer um trecho de coleta e ficaram sem combustível e só ontem um guincho apareceu para levar o caminhão. Ele próprio quase teria morrido no interior ao ficar sem luz com o caminhão. O representante reclamou ainda que já passaram três diretorias na empresa, mas sempre com o mesmo nome. Ele questionou a situação da empresa concessionária da coleta de lixo no comércio local. “Como a Prefeitura está passando dinheiro para eles e os camaradas não têm condições de manter o crédito deles?”, questionou, afirmando que os funcionários não aceitam perder sua dignidade. “A dignidade a gente não poder perder, porque isso trouxe de berço, só os encarregados que perderam. O único que vai tirar é Deus, porque ele que deu”, disse aos vereadores o representante dos funcionários da Transportec.

Ao longo da sessão ordinária da Câmara vários vereadores foram à tribuna falar do impasse entre a Transportec e os funcionários da coleta do lixo urbano de Toledo.

C%c3%b3pia de web banner 550x250px