1144x150 %284%29

EMPREENDEDORISMO

“Projeto Farol”: curso está capacitando jovens para serem líderes transformadores

Capacitação feita por meio de parceria entre Sebrae e AMIC encerra hoje em Cascavel
 

 

15/03/2019 - 16:44


Todo jovem já alimentou dentro de si aquela vontade pulsante de mudar o mundo, aquele anseio de transformar a sociedade, de fazer sua comunidade ser um lugar melhor para se viver. Nem sempre as circunstâncias fazem essa vontade se reverter em ações. Mas é justamente para capacitar os jovens para essa missão que o Sebrae em parceria com a AMIC (Associação de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Oeste do Paraná) está promovendo em Cascavel a primeira edição do “Projeto Farol: ampliando o alcance da liderança jovem”.
 
O curso começou ontem (13) e segue até amanhã (15), em um hotel da cidade, onde 18 jovens participam de dinâmicas, atividades individuais e coletivas que os fazem refletir sobre seus comportamentos e sobre o que o mundo espera dessa geração. O responsável pelos ensinamentos é o consultor e palestrante Paulo Ferreira Vieira, especialista em Dinâmica Interpessoal e Liderança, em Recursos Humanos, com experiência de doze anos em posições executivas na área de Recursos Humanos em grandes empresas nacionais e multinacionais. “O objetivo é preparar as futuras gerações de líderes para esse país. Nós não estamos cuidando disso. Acho que o Brasil começa a acordar para o fato de que temos uma geração que está envelhecendo, que está com dificuldade de responder ao mundo que está mudando de forma acelerada. É preciso que esses jovens estejam habilitados no tempo certo para ocupar as posições que talvez ‘caiam no colo’ deles e que vão exigir atitudes efetivas de liderança competente e transformadora”, esclarece Paulo.
 
Foi com essa intenção que a jovem Eveline Sofia Thomas, estudante de administração, procurou o curso. Membro do Conselho de Cultura da cidade e presidente da JCI de Cascavel, associação que envolve jovens cidadãos em ações nas comunidades, Eveline busca conhecimento para se tornar uma replicadora de conteúdo. “Eu procurei o curso para me profissionalizar na área de liderança, porque no curso de administração a gente estuda isso, mas não de forma prática. Eu, como presidente da JCI, vou ministrar cursos de liderança para idosos. Então eu vim buscar algo para acrescentar conteúdo ao que curso que vou ministrar para eles. A gente se profissionaliza e passa o conhecimento adiante: esse é o ciclo da vida. Nós jovens somos capazes de trazer uma nova visão, mudar velhos conceitos. São mentes frescas que agregam conhecimento e causam grande impacto na sociedade”, comenta a estudante. 
 
Cascavel foi escolhida para ser sede do “projeto piloto” do curso. A intenção é que a capacitação se espalhe por mais cidades do Paraná daqui em diante. “Sobretudo, a intenção é sensibilizar os jovens para que tenham consciência que eles têm a responsabilidade de transformar para melhor as realidades onde estão: seja na comunidade, no bairro, na empresa, na escola, no sindicato... Onde quer que eles estejam: que eles possam melhorar as condições e a vida das pessoas”, finaliza o professor. 
 
Sem nome %281144 x 250 px%29